Brazilian Furniture

Desenvolvido desde 2005, o Projeto BrazilianFurniture, é uma iniciativa da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – Apex-Brasil, que visa promover a internacionalização da indústria do mobiliário.

Esse processo de internacionalização é realizado, por meio de um conjunto de ações estratégicas, direcionado a empresas que possuam em sua estratégia, a atuação no mercado internacional. Para isso, o Projeto BrazilianFurniture está estruturado para orientar e atender as necessidades das empresas, em cada nível de maturidade exportadora, com o intuito de fomentar e fortalecer as exportações e imagem do setor.

É importante destacar que de janeiro de 2015 a janeiro de 2016, o Projeto BrazilianFurniture, obteve um incremento de 68% no número de associados, em que 94 empresas integraram as ações de mercado que resultou na geração de US$ 25,3 milhões. Esses números representam, os esforços empenhados na missão da parceria, de promover as exportações brasileiras do setor. E em continuidade a esse trabalho, o Planejamento Estratégico de Internacionalização da Indústria do Mobiliário,para os próximos dois anos (2016-2018), possui em seu escopo, os seguintes eixos de atuação:

Desenvolvimento da cultura e da competitividade exportadora

Por meio de um conjunto de ações de capacitação e disseminação de informações estratégicas de mercado, o eixo tem como intuito ser uma base de apoio as empresas integrantes do PS, afim de fomentar a competitividade da indústria brasileira no mercado internacional.

Promoção internacional da imagem do setor

Este eixo tem como intuito reforçar a imagem da indústria brasileira no mercado internacional, através de ações de branding, comunicação, marketing no mercado internacional, seja por ações estruturantes, como in loco, nos principais eventos do setor.

Crescimento do valor das exportações

Promover o incremento das exportações brasileiras da indústria de móveis, a partir de ações de mercado, como feiras internacionais, projetos compradores, projetos vendedores e missões.

Nesse sentido, é fundamental pontuar, que o Projeto BrazilianFurniture, possui um Comitê Gestor, como instância de acompanhamento e monitoramento da gestão do instrumento, no que se refere a estratégia de atuação, mensuração de metas e resultados e transparência técnica e financeira.

Implementado em 2015, o Comitê Gestor é composto pela direção e executivos da ABIMÓVEL, Apex-Brasil e um número de 08 empresários/executivos do setor, cujo o mandato, previsto pelas normas, é de acordo com a vigência do exercício.

CONHEÇA ALGUMAS DE NOSSAS AÇÕES REALIZADAS

Feira Expo MuebleInvierno
de 18 a 21 de fevereiro de 2015

Guadalajara, México

Projeto Comprador Movelpar
de 10 a 11 de março de 2015

Arapongas, Paraná

Projeto Comprador FIMMA Brasil
de 17 a 18 de março de 2015

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Salone Internazionale del Mobile – iSaloni
de 14 a 19 de abril de 2015

Milão, Itália

ICFF
de 16 a 19 de maio de 2015

Nova York, Estados Unidos da América

Index Dubai
de 18 a 21 de maio de 2015

Dubai, Emirados Árabes Unidos

NeoCon
de 15 a 17 de julho de 2015

Chicago, Estados Unidos da América

Missão Empresarial à África Subsaariana
de 19 a 31 de julho de 2015

Johanesburgo, África do Sul

Seminário ABIMÓVEL de Exportação
13 de agosto de 2015

São Paulo, durante a Design Weekend, na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo

ARC Interiors
de 24 a 27 de setembro de 2015

Flórida, Estados Unidos da América

Missão Prospectiva ao Panamá
14 a 18 de setembro de 2015

Cidade do Panamá, Panamá

Seminário ABIMÓVEL de Exportação
30 de outubro de 2015

Brasília, durante o Salão Brasil Criativo

Projeto Vendedor América Central e Caribe
de 24 a 26 de novembro de 2015

Cidade do Panamá, Panamá

Feira Expo MuebleInvierno
de 17 a 20 de fevereiro de 2016

Guadalajara, México

Projeto Comprador Movelsul
de 14 a 18 de março de 2016

Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Salone Internazionale del Mobile iSaloni
de 12 a 17 de abril de 2016

Milão, Itália

Contratação de Auditoria Externa
12 de janeiro de 2015
Contratação de empresa para atualização e manutenção do site do PBF
16 de janeiro de 2015
Contratação de Assessoria de Imprensa
10 de fevereiro de 2015
Contratação de Consultoria em Inteligência Comercial e Competitiva
15 de maio de 2015
Implementação do Comitê Gestor
maio de 2015
Contratação de Produtora para confecção do vídeo institucional do PBF
08 de agosto de 2015
Contratação de Consultoria em Planejamento Estratégico
16 de setembro de 2015
Realização de reuniões de inteligência nos polos

referente a segmentação das empresas por nível de maturidade exportadora e ranqueamento de mercados

Confecção do catálogo do PBF
março de 2015
Confecção de materiais promocionais do PBF (Press-Kit e Folders)
outubro de 2015
Divulgação de programas de capacitação, Inter-Com e Peiex às empresas do setor

Divulgação dos Projetos Especiais da Apex-Brasil

como F1 e Jogos Rio 2016, às empresas do setor

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Aprovação pela Auditoria Externa e Apex-Brasil, referente a 1ª Parcela do Convênio 2014-2016, em 24 de abril de 2015;
Aprovação pela Auditoria Externa e Apex-Brasil, referente a 2ª Parcela do Convênio 2014-2016, em 13 de maio de 2015

REUNIÕES DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL E COMPETITIVA: SEGMENTAÇÃO

19 de agosto, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul;
26 de agosto, em São Bento do Sul, Santa Catarina;
16 de setembro, em Curitiba, Paraná;
02 de outubro, em São Paulo, São Paulo;

REUNIÕES DE INTELIGÊNCIA COMERCIAL E COMPETITIVA: RANQUEAMENTO DE MERCADOS

16 de novembro, em São Paulo, São Paulo;
08 de dezembro, em São Paulo, São Paulo.

REUNIÕES DO COMITÊ GESTOR

28 de maio de 2015, em São Paulo, São Paulo;
13 de agosto, em São Paulo, São Paulo;
28 de outubro de 2015, em Florianópolis, Santa Catarina;
28 de janeiro de 2016, em Curitiba, Paraná.

Dentre as principais atribuições deste comitê, destacam-se:

Colaborar como um fórum para o planejamento estratégico de internacionalização do setor, contribuindo para definição dos mercados-alvo, objetivos, foco estratégico, dentre outras ações.
Pensar estrategicamente o futuro do setor no que se refere ao incremento da competitividade dos produtos e serviços brasileiros no mercado internacional.
Reorientar as ações, caso necessário, na direção que melhor atenda às necessidades dos empresários e do mercado.
Desenvolver uma política com regras de participação de novos associados.
Avaliar os resultados do projeto de forma objetiva.