ABIMÓVEL aponta mais um mês de alta nas exportações brasileiras de móveis

10/01/2022

Acompanhando as vendas da indústria moveleira nacional para o mundo, com especial atenção aos mercados-alvos do Projeto Setorial Brazilian Furniture — iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário em parceria com a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos —, a mais recente edição do “Monitoramento das Exportações de Móveis” mostra que o Brasil exportou cerca de US$ 87,2 milhões (FOB) em móveis prontos e colchões apenas no penúltimo mês de 2021. 

Tal resultado representou um aumento de 35% no volume exportado em novembro do ano passado quando comparado com igual mês de 2020. Confirmando, mais uma vez, a elevação das exportações brasileiras no setor durante o ano passado, com o acumulado de janeiro a novembro chegando a +54,2% sobre igual período do ano anterior e +52,9% nos últimos 12 meses. 

 

Exportações por linhas de produto

 

Captura de Tela 2022-01-10 a?s 09.27.56

 

Voltando à variação mensal, observou-se que a maior parte dos segmentos apresentaram crescimento quando comparado com novembro de 2020. Na contramão, no entanto, aparece somente o segmento de colchões, que registrou queda  de 17% no mês. Apesar da perda em volume, porém, a variação acumulada no ano pela categoria continua positiva: +38,2%. 

 

 

O destaque positivo, por sua vez, ficou novamente para as exportações de móveis de metal, que registraram um crescimento de 84,6% na comparação mensal, o maior entre todos os segmentos. 

 

 

Na sequência, os móveis estofados registraram o segundo maior avanço, +40,2% em novembro de 2021 sobre igual mês em 2020. 

 

 

Quando falamos em participação por linha de produto, contudo, os móveis de madeira continuam sendo o carro-chefe das exportações brasileiras de móveis, representando 85,6% do total exportado pelo País no setor; o que configura cerca de US$ 74,7 milhões (FOB) em receita. Na segunda posição aparecem os móveis estofados, com uma parcela de 9,5%. Já os móveis de metal e os colchões tiveram uma participação de 2,7% e 2,1% respectivamente, seguindo o mesmo ritmo dos meses anteriores.

 

 

América do Sul no alvo do Projeto Brazilian Furniture

Com relação aos principais destinos das exportações brasileiras de móveis e colchões, nota-se, pelas tabelas acima, que os Estados Unidos são o principal importador de móveis brasileiros em três das principais categorias do setor, com exceção do segmento de colchões, que tem no Uruguai seu principal destino. No ranking geral, o Uruguai ocupa a quarta colocação, com avanço de 33,5% no mês e de 36,8% no ano. 

Por falar em países da América do Sul, aliás, as exportações para o Chile, que recebeu 9,7% do total de produtos exportados pela indústria moveleira nacional em novembro de 2021, continua em tendência crescente, assinalando aumento de 99,2% na variação mensal e de 186,4% entre janeiro e novembro de 2021.

Outro país da região, o Equador também merece destaque nesta análise, por apresentar um dos maiores montantes recebidos do Brasil durante o período, subindo para a nona colocação no ranking geral. Ao todo, a exportação de móveis brasileiros para o Equador cresceu 155,5% em novembro, resultando num aumento de 117,8% no acumulado do ano. Apesar do bom momento, porém, o país ainda possui uma baixa participação entre os principais destinos do mobiliário brasileiro, com campo considerável para a expansão dos negócios na área. 

 

 

Monitoramento Mensal das Exportações de Móveis

Parte das ações de inteligência comercial do Projeto Brazilian Furniture, o estudo mensal “Monitoramento das Exportações de Móveis” é preparado sob encomenda pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil, com base em estimativas elaboradas a partir de dados exclusivos dos painéis de pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado, junto às empresas do setor (produtores e varejistas), bem como com base nos dados e indicadores conjunturais de desempenho produzidos por fontes oficiais de informação (IBGE, SECEX, CAGED, entre outros). 

O estudo acompanha o comércio externo do setor em suas quatro principais linhas de produtos — estofados, madeira, metais e colchões —, trazendo resultados gerais e o panorama regional das vendas em mercados-alvos do projeto.

O monitoramento está disponível na íntegra para associados do projeto em brazilianfurniture.org.br/intranet

 

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com