ABIMÓVEL e SEBRAE apostam no potencial de micro e pequenas empresas para ampliar o posicionamento do setor moveleiro nacional

06/04/2023

Brasil é o sexto maior produtor de móveis no mundo e pode crescer ainda mais no mercado global. Fortalecimento dos micro e pequenos negócios é estratégia do PDCIMob, novo Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário

 

Reunindo aproximadamente 18 mil empresas, gerando mais de 270 mil empregos e resultando em uma indústria que ao longo do ano passado produziu mais de 371,6 milhões de peças, o Brasil é o sexto maior produtor de móveis no mundo, tendo exportado seus produtos para 162 países apenas em 2022. 

Neste cenário, cerca de 78% da produção está concentrada em pequenas empresas. Demonstrando, assim, um potencial de crescimento que pode elevar ainda mais o setor moveleiro nacional a partir do desenvolvimento dos micro e pequenos negócios. Ampliando a produtividade, o posicionamento, o emprego, a competitividade e a lucratividade dessas empresas, com benefícios que se estendem pelos mais diversos setores da economia e da indústria nacional.

 

Mas como acessar todo esse potencial?

Cientes da capacidade da indústria brasileira e com o objetivo, portanto, de fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor moveleiro, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE NACIONAL (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) organizam o PDCIMob: Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário.

Visando abranger o País, o projeto conta atualmente com o apoio de parceiros estaduais em 12 Unidades da Federação, representadas pelos SEBRAEs Estaduais, Sindicatos e Associações Estaduais do Setor, tendo como meta envolver mais de 200 pequenos negócios até 2024 (ano final da primeira parte do programa), com efeito de transbordamento para 1.730 indústrias ao redor do País. 

Segundo Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL, a expectativa é aumentar, no mínimo, em 30% a competitividade das empresas participantes do projeto. “O propósito maior do PDCIMob é impulsionar o crescimento desses negócios e, consequentemente, do setor moveleiro nacional em todos os seus principais aspectos, desde o melhoramento do produto, passando pela modernização do chão de fábrica até a gestão. Profissionalizando, integrando, criando oportunidades e gerando cada vez mais valor em toda a cadeia moveleira”, diz o presidente da entidade. 

O diretor técnico do SEBRAE Nacional, Bruno Quick, complementa: “Um dos trunfos do projeto é trabalhar, justamente, com a lógica do encadeamento produtivo. Aproximando, então, grandes, médias e pequenas empresas em favor do aumento da produtividade e da competitividade dessa cadeia, envolvendo desde inteligência comercial ao aprimoramento digital, a agregação de design e a oportunização de redes qualificadas para a realização de negócios e networking”.

 

PDCIMob atua em três trilhas estratégicas

Para dar vazão a todos esses objetivos, o programa é estruturado em três trilhas de atuação estratégicas: inteligência setorial e digital, melhoria da competitividade e aproximação comercial.

Na primeira trilha, estão previstas ações de mapeamento de perfil setorial, qualificação e preparação das empresas participantes do projeto, com ações como o “Perfil Empresarial – Persona” e a “Jornada Digital”.

A criação de uma persona ajuda na compreensão do perfil do próprio negócio, bem como de seu público-alvo, além da elaboração de soluções mais assertivas; enquanto a segunda ação busca avaliar o nível de maturidade digital das empresas participantes. Dessa forma, ao final da Trilha I, essas empresas receberão um plano de ação personalizado, visando melhorias nos processos comerciais e digitais para que estejam adequadas às necessidades e especificações do mundo atual, colocando-as  em sinergia com o mercado global.

Entre as ações da Trilha II, por sua vez, focada na melhoria da competitividade dessas empresas, uma das ações previstas é a implementação do programa Brasil Mais Móveis, que foca na promoção de melhorias ágeis e de alto impacto para os negócios. 

Seguindo por esse viés estratégico, destaque também para o programa de Design Integrado à Indústria. O objetivo principal é ampliar a competitividade ao trabalhar o design como uma ferramenta transdisciplinar e estruturante, de agregação de valor e diferenciação no mercado. Abrangendo, assim, desde a concepção do produto até a forma como ele é embalado, divulgado, distribuído, o posicionamento da empresa, suas redes de comunicação, interação comercial, marketing e tudo o que envolve a identidade e a construção da marca.

Tudo isso, claro, pavimentando o caminho para a ampliação de mercado e oportunidades de negócios. Para isso, a Trilha III conta com duas ações principais. Por meio do Projeto Fornecedores, os organizadores do PDCIMob visam criar um ambiente de integração e geração de negócios, conectando fabricantes e fornecedores de forma estratégica e sem interrupções, contando com o apoio de importantes entidades setoriais parceiras. 

Outra ação prevista na Trilha III é a realização de Rodadas de Negócios com compradores qualificados, selecionados por meio de minucioso processo de matchmaking, que deverão gerar para além de vendas pontuais, parcerias de longo prazo, além da abertura de novos mercados para o crescimento contínuo da produção e do faturamento dessas empresas.

Estão previstas no PDCIMob, ainda, ações de transbordamento, tais como lives, palestras e webinars, além de toda a rede de apoio que une o melhor da expertise e do comprometimento da ABIMÓVEL no setor moveleiro com a missão do SEBRAE em promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios no País, fomentando o empreendedorismo para fortalecer a indústria e a economia nacional. 

O PDCIMob está sendo implementado ao redor do País, com diversas ações já em andamento. Quer conhecer mais sobre as trilhas estratégicas e se beneficiar da atuação do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário? Saiba clicando aqui.

 

Entre em contato:

projetos@abimovel.com
(11) 3817.8711

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com