ABIMÓVEL lança Projeto de Normalização de Móveis

12/12/2022

Imagem: Adobe Stock

Após diversas reuniões e consultas junto aos associados, o “Projeto de Normalização de Móveis” — iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), que tem como objetivo realizar revisões ou elaboração de novas Normas da ABNT, pertinentes ao setor moveleiro —  definiu-se por duas demandas a serem inicialmente desenvolvidas: revisão da “norma de estofados – sofás” e elaboração da “norma de roupeiros/guarda-roupas”.

Assim, com a participação de vários associados, criou-se o Grupo de Normalização da ABIMÓVEL, que, na sequência, foi dividido em dois subgrupos de estudo, para que os participantes escolhessem o grupo de seu interesse. 

Criaram-se, dessa forma, o Grupo de Estudo de Estofados e o Grupo de Estudo de Guarda-roupas, e mesmo que cada grupo tenha a sua vida própria, não impede que uma mesma empresa participe nos dois subgrupos ou ainda que oportunizem mútua integração, sobretudo em temas de interesse comum.

Justifica-se a normalização para que as empresas que as utilizam possam assegurar as características desejáveis de produtos e serviços. Tais como qualidade, segurança, confiabilidade, eficiência, intercambiabilidade, bem como respeito ambiental e, com isso, contribuir para o aumento da sua competitividade, promovendo ampla aceitação no mercado onde atuam, seja interno ou externo.

Em suma, estes subgrupos têm por função, portanto, suscitar discussões técnicas prévias, para que os resultados obtidos sejam encaminhados para a ABNT, entendendo-se que as reuniões com empresas ou pessoas do mesmo segmento moveleiro facilitam as discussões, até mesmo por terem problemas ou soluções semelhantes. 

Em paralelo, a ABNT, atendendo à demanda da ABIMOVEL, reativou a Comissão de Estudo de Estofados – Sofás, do qual o grupo de estudos de estofados terá participação ativa, sendo que o grupo já iniciou os estudos da Norma e irá organizar todos os apontamentos que poderão ser apresentados como sugestões nas próximas reuniões da ABNT, com a próxima ocorrendo já no dia 14 de dezembro.

Enquanto isso, a primeira reunião do Grupo Guarda-roupas já foi realizada no dia 07 de dezembro. No entanto, a Comissão de Estudos da ABNT ainda não foi constituída, pois para que o pedido de abertura de uma Comissão de Estudo na ABNT tenha consistência, a ABIMÓVEL apresentará o resultado do estudo realizado pelo grupo como justificativa.

As empresas associadas que ainda não estejam participando dos grupos de estudo poderão entrar em contato com a ABIMÓVEL, que fornecerá as informações sobre o “Projeto de Normalização de Móveis”, para que assim elas possam não só contribuir na elaboração das Normas da ABNT, que são atualizadas de tempos em tempos, mas mais do que isso, estimular a sua correta aplicação, elevando as empresas a patamares cada vez mais superiores.

Mais informações: executiva@abimovel.com e abimovel@abimovel.com.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Imprensa: press@abimovel.com