28/11/2024
O presidente da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Irineu Munhoz, participou nesta quarta-feira (27) do 14º Encontro Nacional da Indústria, o ENAI 2024, realizado em Brasília (DF). O evento, promovido pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), é o principal encontro de mobilização do setor industrial brasileiro, reunindo representantes da indústria e lideranças governamentais, como o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o vice-presidente Geraldo Alckmin, o presidente da CNI, Ricardo Alban, entre outros nomes de relevância.
Com o tema “Neoindustrialização e Redução do Custo Brasil: uma Nova Indústria para um Futuro Sustentável”, o ENAI busca discutir alternativas para fortalecer o setor industrial, abordando soluções para reduzir os custos de produção e aumentar a competitividade brasileira. Durante o evento, aliás, o Governo Federal lançou o “Observatório do Custo Brasil”, nova ferramenta desenvolvida em parceria com o Movimento Brasil Competitivo para, segundo divulgado, monitorar e desenvolver estratégias para enfrentar os entraves que comprometem a competitividade das indústrias nacionais.
O Custo Brasil — com alto nível de burocracia e cargas tributárias — é um dos principais fatores que limitam o crescimento do setor e dificultam a competitividade das indústrias locais no mercado interno e externo. Assim, a criação de iniciativas em relação ao tema é vista como estratégica por representantes do setor, que esperam transparência e agilidade na busca por soluções.
A indústria de móveis no Brasil
A presença da ABIMÓVEL no ENAI é mais um passo estratégico no posicionamento e consolidação da indústria moveleira no contexto das discussões sobre a reindustrialização e a melhoria do ambiente de negócios no país. O setor de móveis é gerador de emprego e renda no Brasil, com mais de 21,7 mil empresas e de 270 mil trabalhadores diretos e 1,1 milhão indiretos, gerando impacto também na cadeia de fornecedores, na produção e nas exportações. O setor, aliás, registrou crescimento significativo ao longo de 2024, com um avanço de 9,1% no volume produzido entre janeiro e setembro deste ano em comparação a 2023.
Segundo Munhoz, o plano de neoindustrialização é, portanto, essencial para garantir que a indústria brasileira e todos os seus setores produtivos continuem atuando como players em sinergia competitiva com o mercado global. “Precisamos de uma indústria alinhada às tecnologias de ponta, com capacidade produtiva, inovação e gestão sustentável como diferencial. A participação da ABIMÓVEL neste evento visa justamente garantir que a indústria de móveis esteja alinhada a este novo momento, bem como se beneficie das novas políticas e iniciativas propostas para fomentar um ambiente mais favorável à produção e à inovação no país”, reforça.
Sustentabilidade e competitividade na indústria
O ENAI 2024 também traz à tona a importância da responsabilidade socioambiental como fator essencial para o desenvolvimento da indústria brasileira. Para o presidente da ABIMÓVEL, “a sustentabilidade deve estar sempre intrínseca à indústria brasileira, representando e respeitando a biodiversidade que torna nosso país tão único”. Ele completa: “Queremos que nossos móveis não apenas conquistem novos mercados, mas também contribuam para um futuro mais verde e justo”.
Participar do ENAI 2024 permite, então, que o setor moveleiro dialogue diretamente com lideranças governamentais e industriais, além de acessar oportunidades estratégicas como as apresentadas na Feira de Oportunidades, um dos destaques do evento.
Veja mais detalhes da programação do ENAI 2024:
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com