Apex-Brasil promove roadshow para o setor de mobiliário em Mirassol

26/08/2013

 

 

• Competitividade, inovação e qualificação das empresas da cadeia de mobiliário são alguns dos temas que serão abordados durante o evento

 

• Após as palestras, os empresários poderão participar de atendimentos individuais para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre os programas apresentados

 

A cidade de Mirassol (São Paulo) receberá no próximo dia 28 de agosto mais uma etapa do Roadshow de Competitividade e Inovação para a Indústria de Mobiliário. O evento é promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com o apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, e Comércio Exterior (MDIC), da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) e do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (SIMM).


Uma das propostas do encontro é apresentar aos empresários participantes os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis do Plano Brasil Maior, uma iniciativa do Governo Federal. O evento será também uma oportunidade para identificar as demandas desses empresários e melhor subsidiar a estruturação de políticas de estímulo ao crescimento do setor.


O evento contará com a participação de representantes da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX) do MDIC, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Financiadora de Estudos e Projetos (Finep),  Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE). A programação da etapa de Mirassol inclui palestras de representantes da Apex-Brasil, que vão apresentar as ações de promoção de exportações realizadas pela Agência e explicar como se dá o acesso a esses serviços.


A pauta do evento contempla também a apresentação de dois projetos de promoção comercial desenvolvidos por entidades setoriais em parceria com a Apex-Brasil: o “Orchestra Brasil”, com o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, focado na exportação de componentes e serviços de design para a indústria de móveis; e o “Brazilian Furniture”, com o Sindicato das Indústrias da Madeira e do Mobiliário do Distrito Federal (SINDIMAM), voltado para a exportação de móveis. Após as palestras, os empresários poderão participar de atendimentos individuais para conhecer em detalhes os programas de apoio ou esclarecer dúvidas.

 

“Durante as reuniões do Conselho de Competitividade de Móveis constatamos o desconhecimento de muitos empresários sobre os instrumentos de apoio públicos e privados existentes para a indústria. A proposta do roadshow é preencher essa lacuna e, ao mesmo tempo, aproximar as instituições participantes da realidade empresarial dos principais polos produtivos brasileiros”, disse o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Ricardo Santana.


O Conselho de Competitividade é formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado e tem como objetivo estruturar programas conjuntos para ampliar a competitividade do setor de mobiliário nos mercados interno e externo. O grupo propõe ações que vão desde a qualificação empresarial até a promoção comercial e de imagem dos produtos brasileiros no exterior. O Conselho é responsável também pela proposição de medidas que atendam às necessidades estruturantes das empresas no mercado doméstico, bem como de inciativas que busquem prepará-las para o mercado internacional.


Até novembro, o roadshow percorrerá as cidades de Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Ubá (Minas Gerais) e Linhares (Espírito Santo).

Serviço:
Roadshow de Inovação e Competitividade para a Indústria de Mobiliário – etapa Mirassol - SP
Data: 28 de agosto
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Auditório do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Mirassol (SIMM) - Rua Nove de Julho, 7º andar - Mirassol


Assessoria de Imprensa da Apex-Brasil - (61) 3426-0202
www.apexbrasil.com.br