ApexBrasil celebra 25 anos contribuindo para a internacionalização da indústria brasileira

11/11/2022

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) celebrou na noite de terça-feira (08), seus 25 anos de atividade, com a presença de autoridades brasileiras, membros do governo, de entidades parceiras e instituições do Conselho Deliberativo da agência, além de profissionais e figuras públicas de relevância para o setor econômico e industrial brasileiro.  

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da ApexBrasil, Augusto Pestana, que traçou uma retrospectiva desses 25 anos de atuação da agência, lembrando de sua criação, que teve origem no Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), até hoje um parceiro da agência em prol da melhoria da competitividade, da modernização e da profissionalização do empresariado brasileiro. 

“O ano de 2022 marca o bicentenário da Independência Brasileira e o 25° aniversário da ApexBrasil. O momento é propício para um balanço das conquistas da agência nesse quarto de século e, acima de tudo, para o devido tributo às mulheres e aos homens que trabalharam – e seguem trabalhando – para promover nossas exportações, atrair investimentos estrangeiros diretos e contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras de todos os portes”, disse Pestana. 

“As raízes da ApexBrasil são profundas e a solidez atual de seus ramos vêm sobretudo das parcerias com atores públicos e privados. É uma força vital que emana diretamente do empreendedor brasileiro, cada vez mais consciente de que um grande país tem obrigatoriamente um grande lugar a ocupar no mundo. Força, esta, aliás, particularmente robusta na indústria brasileira de móveis, que carrega não apenas inovação, sustentabilidade e ambição, mas também traduz de certa forma uma imagem de Brasil e de nosso estilo de vida”, completa o presidente da ApexBrasil.

Na ocasião, Pestana falou também sobre a criação do Instituto Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima. “Eu considero o instituto como um filho da ApexBrasil, que vai estar dedicado ao que eu considero basilar, que é a formação, o ensino. Ele começa agora como plataforma de ensino a distância, mas terá uma vida longa, em nossa visão de planejamento estratégico de longo prazo, evoluindo para uma escola de comércio de negócios internacionais dentro da Apex, mas feita em parceria com órgãos de excelência no Brasil e fora do Brasil. Então, temos a honra de dar início a esta visão, com a certeza de ver o desenvolvimento do Instituto Embaixador Paulo Tarso Flecha de Lima no futuro próximo”.

 

WhatsApp Image 2022-11-11 at 14.34.43

 

Captura de Tela 2022-11-11 a?s 15.17.06

 

WhatsApp Image 2022-11-11 at 14.34.55

 

WhatsApp Image 2022-11-11 at 14.35.32

 

A ApexBrasil atua evidenciando empresas, produtos e serviços nacionais para o mundo e, assim, atraindo investimentos estrangeiros para o País por meio de programas e ações voltadas para diversos setores da economia brasileira, inclusive o moveleiro, a partir do Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido em parceria com a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústria do Mobiliário), que também esteve representada na celebração, por meio da figura do presidente Irineu Munhoz, e demais membros da direção da entidade.

A ABIMÓVEL parabeniza e agradece a ApexBrasil pelo trabalho prestado e a parceria consolidada, olhando para o passado com orgulho, para o presente com assertividade e para o futuro com ainda mais otimismo pela continuidade de nossas ações e esforços conjuntos em prol de nosso País, nossas empresas e setor”, fala Munhoz, presidente da ABIMÓVEL,  que compartilha dos votos do presidente Augusto Pestana para que sigamos irmanados com foco nos objetivos maiores de desenvolvimento e inserção do País, convertendo oportunidades externas em negócios que beneficiarão o conjunto das empresas e da sociedade brasileira.

“Atualmente, a indústria e o design brasileiro do mobiliário estão presentes em 167 países por meio das exportações de móveis e colchões. Com a evolução das exportações das empresas associadas ao Projeto Brazilian Furniture chegando a 25,1% ao ano entre 2017 e 2021. Maior que a média nacional, de 18% ao ano, e muito superior à média global do setor no mesmo período: 9,8% ao ano. Indicadores que demonstram a efetividade do trabalho desenvolvido pela equipe do Projeto Brazilian Furniture, pela ApexBrasil, a ABIMÓVEL, demais entidades e órgãos parceiros, além, claro, de nosso empresariado”, pontua Irineu Munhoz.

A exemplo dos demais projetos setoriais organizados pela a agência, o Brazilian Furniture tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira de móveis no mercado internacional a partir de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria.

O Projeto Brazilian Furniture foi aprovado para 2022-2024, devendo agregar ainda mais esforços e incluir um volume ainda maior de atividades ao seu escopo de atuação global, que conta hoje com a participação de mais de 150 empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras ações de alcance internacional.

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Imprensa: press@abimovel.com