‘BRASIL DESIGN + INDÚSTRIA’ É DESTAQUE NA MÍDIA: Assista entrevista com o designer Marcelo Bilac

04/08/2021

Integrar o design e a indústria de móveis com o objetivo de ampliar a competitividade nacional e internacional de nossas empresas e profissionais, valorizando a pluralidade e riqueza da cultura, da originalidade, das técnicas e das matérias-primas tipicamente brasileiras é uma das missões do “DESIGN BRASIL + INDÚSTRIA”: mais uma importante iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário em parceria com a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture

Convidado do programa “Muito Mais”, da TV Band Manaíra, no estado da Paraíba, quem fala mais sobre o projeto é o designer brasiliense Marcelo Bilac, que assina duas novas coleções de design autoral para a marca paraibana Officina Móveis. O encontro entre o internacionalmente reconhecido designer e a fabricante de móveis planejados, que é referência em sustentabilidade e acabamentos, se deu justamente por intermédio do DESIGN BRASIL + INDÚSTRIA. 

“Tanto eu quanto a Officina fomos ‘escolhidos’ e houve uma felicidade muito grande nesse encontro. O centro de tudo acontece na ABIMÓVEL e na sua parceria com a Apex-Brasil, que realiza esse trabalho de promoção das empresas. Levando a indústria, as marcas e o design brasileiro para o mundo”, fala Bilac em entrevista para o apresentador Gerardo Rabello. 

“Como associada da ABIMÓVEL, a Officina foi selecionada para o programa DESIGN BRASIL + INDÚSTRIA, que consiste em unir o design e a indústria dentro dessa perspectiva de criar novos produtos de valor agregado para mostrar fora do País. E, nesse processo de curadoria, o meu trabalho foi combinado às expectativas da Officina.” O designer continua: “Fiquei muito feliz quando soube que iria trabalhar com uma indústria da Paraíba. Pois eu já sabia que aqui havia uma riqueza muito grande de conteúdo para poder explorar como referência criativa em nossas peças.”

De fato, a beleza natural e arquitetônica do estado nordestino foi inspiração para as duas linhas desenvolvidas na parceria Officina Móveis + Marcelo Bilac. “A Officina já era uma marca, como indústria e loja, pioneira em muitos sentidos. Agora, passa a investir também no design autoral para ampliar o seu mix de produtos e competitividade internacional. Juntos elaboramos duas linhas, uma voltada ao interior da Paraíba, a Cariri, e outra com foco em uma perspectiva de sentimentos, a Cobogó”, explica o designer. 

Embora ainda não possam revelar muito sobre as peças que deverão logo ser exibidas em grandes exposições internacionais, Bilac entrega um pouco sobre a concepção de um dos frutos desta colaboração: uma poltrona inspirada no Lajedo de Pai Mateus, rara elevação rochosa localizada na cidade de Cabaceiras, no estado da Paraíba, formando um cartão-postal inconfundível. 

Marcelo Bilac aproveitou a ocasião para falar um pouco mais sobre sua carreira, o processo criativo no design de móveis e a importância de ações de apoio ao design integrado à indústria para o desenvolvimento do setor e a oferta de produtos cada vez mais completos em termos de conforto, ergonomia, estética e qualidade. 

Assista a entrevista na íntegra.