Brazilian Furniture: indústria brasileira alcança mais de US$ 106 milhões em negócios nos EUA

31/05/2023

Depois do êxito alcançado em Milão no mês de abril, colocando a brasilidade em posição de destaque no Salone del Mobile.Milano 2023 — clique aqui para conferir os resultados das rodadas de negócios organizadas por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture na feira —, no mês de maio foi a vez de mostrar ao mercado norte-americano as novidades em produtos, matérias-primas, técnicas, estilos e práticas sustentáveis incorporadas pelas marcas brasileiras para o mercado mundial. 

Da Europa para a América do Norte, dezenas de empresas associadas ao Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), estiveram entre os dias 18 e 23 de maio em Nova York, nos Estados Unidos.

 

Missão Comercial NY 

Parte da programação da Semana de Design de NY 2023, a primeira ação da agenda de atividades do projeto por lá foi a Missão Comercial NY, que ocorreu nos dias 18 e 19 de maio, com apoio do Consulado Geral do Brasil em NY, onde foram realizadas as rodadas de negócios. 

Participaram 26 empresas brasileiras, que puderam negociar diretamente com dezenas de compradores internacionais de mercados-alvo para a indústria brasileira, tais quais os Estados Unidos, o Canadá e demais países do continente americano. Resultando, assim, em 1185 contatos e quase US$ 46,3 milhões em negócios imediatos ou prospectados para os 12 meses seguintes.

 

ICFF 2023

Já entre os dias 21 e 23 de maio, 13 indústrias brasileiras expuseram suas novidades e coleções em espaços especiais na ICFF. Além delas, outros 14 designers e 13 marcas apresentaram peças criadas colaborativamente por intermédio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que é peça estratégica do Brazilian Furniture.

Os resultados em negócios realizados na feira também impressionam. No total, as empresas brasileiras realizaram 2183 contatos com compradores internacionais durante a ICFF, culminando em cerca de US$ 60,6 milhões em negócios fechados e projetados.

1 (201)

1 (107)

1 (108)

1 (115)

1 (152)

1 (121)

 

Resultados gerais: Brazilian Furniture em Nova York

Tudo isso, portanto, resultou em 3.358 contatos, sendo 87,3% deles novos parceiros comerciais, gerando cerca de US$ 106,8 milhões em negócios imediatos ou prospectados para os próximos 12 meses.

 

 

Mais um grande passo no fortalecimento do setor moveleiro e da indústria brasileira no mercado global, com os Estados Unidos, aliás, sendo o principal destino do mobiliário nacional no exterior. Em 2022, a indústria brasileira exportou mais de US$ 325,6 milhões em móveis e colchões para os Estados Unidos, representando 34% do total de exportações no ano passado.

Entende-se que o Brasil conta ainda com um potencial adicional de crescimento de 18,2% a curto e médio prazos, ou seja, entre três e cinco anos, em suas exportações de móveis para os Estados Unidos. Podendo atingir, dessa forma, um patamar de US$ 395,5 milhões, segundo projeções do IEMI para o Brazilian Furniture.

 

Embaixador brasileiro em Nova York esteve na ICFF

Reforçando a importância da participação brasileira na ICFF 2023, o Cônsul do Brasil em Nova York, Embaixador Adalnio Senna Ganem, esteve presente no evento, visitando os espaços do Projeto Brazilian Furniture por lá. 

“A visita ressalta a parceria entre a ABIMÓVEL, a ApexBrasil e as embaixadas brasileiras no exterior, demonstrando o compromisso das entidades e do governo brasileiro no reconhecimento e fortalecimento da indústria de móveis nacional, um dos setores produtivos mais relevantes do país, que gera emprego, renda, investe em inovação e tecnologia, bem como amplia a participação do Brasil no mercado internacional”, fala o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.

“Tanto a exposição das marcas e produtos brasileiros na ICFF como as rodadas de negócios realizadas na Embaixada Brasileira em NY proporcionaram um ambiente propício para o estabelecimento de parcerias comerciais e a expansão dos negócios das empresas brasileiras de móveis nos Estados Unidos e outros mercados-alvo do setor por todo o continente americano”, completa Cândida Cervieri, diretora-executiva da entidade.

 

Próximo destino: Alemanha!

E a programação do primeiro semestre de 2023 não para por aí. O próximo destino do Projeto Setorial Brazilian Furniture é a Alemanha. Com apoio da ABIMÓVEL e da ApexBrasil, indústrias brasileiras participam da IMM Cologne, uma das mais tradicionais feiras do calendário moveleiro internacional, que ocorre de 02 a 07 de junho, na cidade de Colônia. 

E, claro, para conhecer a programação brasileira no evento e receber as novidades em primeira-mão, acompanhe a ABIMÓVEL nas redes sociais (@abimovel) ou assine nossa newsletter em abimovel.com.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL e da ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com