Brazilian Furniture: Monitoramento das Exportações de Móveis traz indicadores do comércio exterior do setor em março de 2023

10/05/2023

Está disponível nova edição do “Monitoramento das Exportações de Móveis” com dados de março de 2023. O relatório é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para as empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para o incremento das exportações e da internacionalização da indústria brasileira de móveis. 

O estudo acompanha o comércio de móveis em suas quatro principais linhas de produtos (estofados, móveis de madeira, móveis de metal e colchões), de acordo com os itens e mercados-alvo de atenção do Projeto Brazilian Furniture. Dessa forma, monitorando a variação mensal das exportações brasileiras de 17 produtos selecionados (veja lista no relatório), que são representativos para as categorias e mercados de interesse estratégico.

Em março de 2023, considerando as especificações acima, o Brasil exportou cerca de US$ 65,9 milhões em móveis prontos e colchões. Embora o resultado tenha representado um recuo de 3,2% quando comparado com março de 2022, o valor é consideravelmente superior ao registrado no mês imediatamente anterior (US$ 47 milhões): salto de 46,4%.

No acumulado do ano, considerando-se o mesmo grupo de pesquisa, o recuo caiu de 27,8% até fevereiro para 19,1% até março de 2023.

 

 

Veja os principais highlights da nova edição do Monitoramento das Exportações de Móveis:
 

  • Para a Alemanha, houve queda de 41,6% na variação mensal, no acumulado do ano foi registrado um recuo de 33,6% e nos últimos doze meses foi observado um crescimento de 14,7%.

  • Para a Arábia Saudita, houve queda de 16,7% na variação mensal, no acumulado do ano houve um recuo de 19,3% e queda nos últimos doze meses de 54,4%.

  • As exportações para o Chile apresentaram queda de 23,5% na variação mensal, recuo de 37,3% no acumulado do ano e queda de 55,1% nos últimos doze meses.

  • Para a Colômbia, houve queda de 27,3% na variação mensal, recuo de 29,2% no acumulado do ano e queda de 27,6% nos últimos doze meses.

  • Para os Emirados Árabes Unidos, foi registrado um recuo de 34,3% na variação mensal das exportações, queda de 20,1% no acumulado do ano e recuo de 8,2% nos últimos doze meses.

  • Para os Estados Unidos, houve queda de 16,1% na variação mensal, recuo de 26,6% no acumulado do ano e queda de 9,7% nos últimos doze meses.

  • Para o México, houve aumento de 40,3% na variação mensal, alta de 8,7% no acumulado do ano e crescimento de 12,8% nos últimos doze meses.

  • Para o Panamá, observou-se crescimento de 5,4% na variação mensal, queda de 9,6% no acumulado do ano e recuo de 24,6% nos últimos doze meses.

  • O Peru apresentou alta de 5,1% na variação mensal, queda de 39,1% no acumulado do ano e recuo de 48,5% nos últimos doze meses.

  • E por fim, para o Reino Unido, houve queda de 10,5% na variação mensal, recuo de 30,5% no acumulado do ano e nos últimos doze meses houve uma queda de 32,4%.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com