Brazilian Furniture: Projeto Imagem traz imprensa internacional para a DW! 2023, em São Paulo

09/03/2023

Parte do escopo de ações do Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL e da ApexBrasil, o projeto, em parceria com a organização do evento, recebe jornalistas e formadores de opinião de diversas partes do mundo na Semana de Design de São Paulo

 

Um dos maiores e mais aguardados eventos de design da América Latina, a DW! Semana de Design de São Paulo 2023 começa já neste sábado (11) e vai até o dia 19 de março. Reunindo grandes marcas e profissionais do setor, a DW! tem promovido a cultura criativa e o diálogo entre designers, indústrias, lojistas, consumidores, a imprensa e formadores de opinião, impulsionando a inovação, a economia criativa e o design integrado à indústria de móveis, decoração, arquitetura, arte, urbanismo, entre outras importantes áreas.

Visando ampliar tal diálogo, colocando o Brasil no centro dessas conexões, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em parceria com a organização da DW!, irá receber a imprensa internacional e apresentar o que há de mais inovador e original no design brasileiro de móveis em termos de criatividade, tecnologia, sustentabilidade, técnicas, matérias-primas e muito mais. 

Por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa que tem como objetivo promover a indústria do mobiliário nacional no mercado global, o Projeto Imagem foca na importância da consolidação e do posicionamento de imagem do setor moveleiro e das empresas brasileiras internacionalmente. Não só recebendo, como organizando uma programação informativa e imersiva para esses formadores de opinião. 

Contando, assim, com uma agenda repleta de atividades, o Projeto Imagem DW! 2023 começa no dia 12 de março, com a chegada dos jornalistas, seguida por um café da manhã de boas-vindas e uma palestra sobre a indústria brasileira do mobiliário, com análises, projeções e indicadores do cenário de produção, vendas e exportações no setor, ministrada por Marcelo Prado, diretor do IEMI – Inteligência de Mercado, na manhã da segunda-feira (13). 

Ainda no dia 13 de março, a agenda do projeto inclui uma visita à ETEL, onde serão guiados por Lissa Carmona, CEO da marca. A ETEL é uma empresa brasileira fundada em 1974, tornando-se referência mundial em mobiliário e itens de decoração fabricados com técnicas e materiais nobres. A empresa tem como missão preservar e valorizar o design, a arquitetura, a cultura e a arte brasileira, combinando tradição e inovação em suas criações.

Na sequência, os profissionais seguem para um tour guiado na Casa Zalszupin, um museu da memória hospedado na residência que Jorge Zalszupin projetou e viveu por quase 60 anos. A fim de resguardar e difundir o patrimônio do arquiteto, tal como a história do design brasileiro, o espaço foi transformado em um centro de referência, documentação e difusão desse acervo de grande importância cultural. O projeto é uma parceria entre a ETEL e a Almeida & Dale Galeria de Arte.

Continuando pelo dia 14 de março, o Projeto Imagem contará com uma apresentação oficial sobre a Semana de Design de São Paulo, seguido de  tours pelos distritos DW!, onde os profissionais de imprensa poderão conhecer o que há de mais atual em produtos, materiais e tendências do design brasileiro. Além disso, haverá uma visita exclusiva à pré-abertura de um novo espaço de Design de São Paulo.

A DW! Semana de Design de São Paulo é o maior festival urbano de design da América Latina, um dos quatro maiores do mundo e chega a sua 12ª edição em 2023. Neste ano são esperados mais de 200 eventos, realizados por ao menos 100 expositores, em diversos distritos e hubs distribuídos pela capital paulista. Contando, assim, com exposições, instalações, palestras, tours, talks, seminários, entre outras atividades que ocorrem de forma presencial, digital ou híbrida.

Em suas múltiplas abordagens, o evento vem ampliando a compreensão sobre o setor e apontando caminhos para o fortalecimento econômico ao incentivar o diálogo entre criativos e a indústria tendo o design como fator estratégico para o ganho de mercado, um dos pilares também do Projeto Brazilian Furniture, por meio do Design Brasil + Indústria, fortalecendo ainda mais essa parceria.

No dia 15 de março, a programação continua com uma visita à fábrica da Ornare, onde poderão ver de perto o processo de criação e produção dos móveis da marca, atendendo a todos os principais padrões internacionais de design e qualidade. Com uma forte presença internacional, a Ornare se destaca por um estilo sofisticado e elegante, que valoriza as técnicas, os materiais e os profissionais brasileiros.

Logo em seguida, os participantes terão a oportunidade de visitar a Casa de Vidro Lina Bo Bardi, uma construção icônica que é um verdadeiro marco na história da arquitetura moderna brasileira. A casa foi o primeiro projeto construído da arquiteta e sua residência por mais de 40 anos. Tornando-se desde sua construção um ponto de encontro de artistas, arquitetos e intelectuais. Hoje, continua sendo um espaço ativo e de troca de conhecimento aberto ao público, cumprindo o papel de perpetuar o pensamento e a obra de Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi.

A programação do Projeto Imagem se encerra com o Talk Ornare, discutindo os caminhos para a inovação, sustentabilidade, globalização e agregação de valor no design e no mobiliário brasileiro. Uma chance para que os participantes possam conhecer as tendências e novidades do mercado, além de entender como as empresas brasileiras estão se adaptando às mudanças no cenário global.

Para a ABIMÓVEL, a participação da imprensa internacional na DW! 2023 é fundamental para aumentar a visibilidade das ações e a evolução em curso no setor moveleiro nacional, especialmente no quesito design integrado à indústria. “A DW! é uma vitrine para o design e para a indústria brasileira, indo, dessa forma, ao encontro das metas do Projeto Brazilian Furniture, ao trazer novas oportunidades de negócios e consolidando o Brasil como um polo de inovação e criatividade”, afirma Irineu Munhoz, presidente da entidade.

Quer saber mais sobre a programação da Semana de Design de São Paulo, confira aqui: designweekend.com.br.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com