Brazilian Furniture: resultados da participação no iSaloni 2023 reforçam consolidação da indústria e do design brasileiros no mercado global

17/05/2023

Número de contatos realizados entre empresas brasileiras e compradores internacionais cresceu 193% neste ano

 

Enquanto as equipes da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), junto a dezenas de empresas e designers brasileiros participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture, preparam-se para apresentar suas novidades em móveis e soluções para o viver na ICFF (International Contemporary Furniture Fair), que ocorre de 21 a 23 de maio de 2023, em Nova York (EUA), a presença brasileira na última edição do Salone del Mobile.Milano, na Itália, continua gerando resultados positivos para a indústria brasileira. 

A 61ª edição do iSaloni, que ocorreu de 18 a 23 de abril deste ano em Milão, reuniu cerca de 307,5 mil visitantes de 181 diferentes nacionalidades, e mais de 2 mil marcas e profissionais em exposição, oriundos de 37 países. 

De acordo com a organização, 65% dos compradores e profissionais do setor que estiveram na feira eram provindos do exterior. A China reconquistou seu lugar como o país líder após a Itália, seguidos pela Alemanha, França, Estados Unidos e, um ótimo indicativo para a indústria moveleira nacional: o Brasil, que empatou com a Espanha e com a Índia na sexta posição. Além disso, houve mais de 5,4 mil jornalistas credenciados, dos quais 47% eram de outros países.

Tudo isso, construindo o cenário perfeito para a exibição das empresas e profissionais brasileiros. As ações do Brazilian Furniture somaram dez empresas expostas em quatro diferentes espaços:  by Kamy, Century, Green House, Modalle, St. James, Cristais São Marcos, Ornare, Tramontina Belém e Uultis, além da ETEL. O projeto também contou com uma área especialmente voltada ao design integrado à indústria, com a exposição de peças desenvolvidas por 21 fabricantes e 30 designers de móveis conectados por meio do programa Design Brasil + Indústria.

Um cenário que inspirou a troca de ideias, tendências, insights criativos, práticas sustentáveis, networking e muitos negócios, com nove empresas brasileiras tendo participado de rodadas organizadas pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil por meio de um meticuloso processo de matchmaking. 

A ação gerou 5.018 contatos, um impressionante salto de 193% em relação ao número de contatos realizados em 2022, refletindo a crescente visibilidade e participação do Brasil na indústria global de móveis. Entre esses, 1.588 foram novos contatos, ressaltando o valor do evento como plataforma para a inserção em novos mercados e novas oportunidades de negócios.

O impacto financeiro também foi significativo. Em termos de negócios imediatos, as empresas brasileiras registraram US$ 1,46 milhões, superando os US$ 1,38 milhões do ano anterior. As expectativas de negócios para os próximos 12 meses, contudo, ultrapassam os US$ 35,2 milhões. Ou seja, mais US$ 36,66 milhões em negócios prospectados.