CANADÁ: Estudo de Oportunidades para Empresas Brasileiras de Móveis com Potencial e Exportadoras

28/04/2022

Um dos mercados-alvos da CASA BRASIL Nova York 2022 — evento organizado pela ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com o apoio e participação da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e outras importantes entidades setoriais, entre os dias 11 e 25 de maio, no distrito nova-iorquino do SoHo —, o Canadá é a 11ª maior economia do mundo e o 5º país mais atrativo para negócios, segundo o Índice de Mercado Potencial.

No que diz respeito à indústria moveleira canadense, esta passou por significativas transformações após a perda de competitividade internacional para os produtos asiáticos e o aumento do valor do dólar canadense. Porém, o setor moveleiro local continua sendo um importante gerador de empregos e mercado consumidor do país, destacando a marca “Made in Canada” tanto interna quanto externamente.

Apesar disso, o consumo interno aparente de móveis no país foi de aproximadamente US$ 9,7 bilhões (valores sell -in) em 2020. O que representa um aumento de 1,7% no período de 2016 a 2020. 

Além disso, mais dois indicadores podem ser extraídos dessa relação construída para o consumo aparente, são eles: participação das importações no consumo e participação das exportações na produção.

Em 2020, a participação das exportações sobre a produção foi de 32,5%, enquanto cerca de 42,3% do consumo interno aparente de móveis e colchões no Canadá foi suprido pelas importações. 

Ou seja, apesar de focar sua produção no mercado interno, o país depende das importações para impulsionar o crescimento econômico e atender a demanda dos consumidores.

Dessa forma, o Canadá é um mercado interessante para empresas exportadoras, já que depende dos produtos importados, porém, que sejam mais experientes, visto que o país possui uma indústria moveleira consolidada e de forte reputação. 

Dentre os principais fornecedores de móveis para o Canadá, aliás, o Brasil ocupa a 13ª posição, com um preço médio menor que a média geral, mas 82,1% maior que o preço praticado pela China — veja abaixo.

 

 

Logo, é possível inferir a partir deste indicador de preço, de maneira geral, que boa parte dos móveis exportados pelo Brasil estão fortemente direcionados ao mercado de meio/baixo valor agregado canadense.

 

Dados e indicadores

As informações são do Estudo de Oportunidades para Empresas com Potencial e Exportadoras – Edição Canadá”, desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado com exclusividade para os associados do Projeto Brazilian Furniture.

Parte de uma série de relatórios de inteligência comercial e competitiva organizadas pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o estudo tem por referência dados estatísticos atualizados e projetados a partir de consultas a uma extensa lista de fontes oficiais, nacionais e internacionais.

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global. 

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

– Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com