Chico Margarita leva Prêmio Objeto Brasil pela banqueta Cabral

05/09/2022

Com o objetivo de destacar e premiar o melhor da produção artesanal e do design contemporâneo no Brasil, a 8º edição do Prêmio Objeto Brasil, promovido pelo museu A CASA do Objeto Brasileiro, premiou a banqueta CABRAL, criação do designer Chico Margarita. Destacando o aspecto artístico, funcional, conceitual e material da peça.

Por meio da premiação, que coroou outras 14 peças, o museu visa contribuir para o reconhecimento, valorização e desenvolvimento dos profissionais do artesanato e do design. Mais do que um abrangente concurso organizado por uma instituição pioneira e atuante na promoção do design e da produção artesanal contemporânea, o Prêmio é um acontecimento bienal e permanente que mobiliza e estimula o uso de recursos criativos, a troca de ideias e a realização de novos contatos.

Os objetos/projetos premiados integrarão uma exposição presencial prevista para outubro deste ano, quando se dará a entrega dos prêmios. 

A banqueta CABRAL surgiu do desejo de Chico Margarita em desenvolver uma cadeira feita apenas de madeira com o máximo de organicidade, “abraçando” a pessoa pelos olhos e pelo aconchego ao sentar. 

A peça tem assento largo e ergonômico, explorando ângulos e ousando no design como um todo ao dar visibilidade para os veios aparentes e tão únicos do Freijó. “As curvaturas da peça são praticamente esculpidas à mão, na medida da sensação do ‘agora sim! agora está do jeito que eu quero’. Poder lapidá-la manualmente foi uma sensação maravilhosa!”, conta o designer.