09/03/2025
Conheça mais oportunidades para o mobiliário nacional nesse mercado em expansão
O Chile, terceiro maior destino das exportações brasileiras de móveis e colchões em 2024, com uma participação de 6,9% no total, destaca-se como um dos mercados-alvo para a indústria brasileira do mobiliário. Entre 2019 e 2024, as vendas para o país cresceram cerca de 44%, aumentando de US$ 36,4 milhões para US$ 52,4 milhões no último ano. Nesse período, o valor acumulado das exportações de produtos prontos para o mercado chileno ultrapassou os US$ 290 milhões.
Com a proximidade entre os países e uma série de acordos comerciais que reduzem barreiras tarifárias e não tarifárias, o Chile é um parceiro comercial atraente para exportadores brasileiros. Cenário retratado no “Estudo de Oportunidades – País-Alvo: Chile”, publicado pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e desenvolvido pelo IEMI junto a fontes oficiais de pesquisa, com exclusividade para os associados do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
O Chile possui uma produção nacional de móveis relativamente restrita, influenciada pelo tamanho reduzido de seu mercado e pela ampla abertura às importações. Em 2023, a produção de móveis chilena somou US$ 287 milhões, uma queda de 13,8% em relação a 2022 e 31% inferior ao início do período analisado (2019).
Por outro lado, o consumo de móveis no país atingiu US$ 627 milhões em 2023. Embora revele uma retração de 31,3% na comparação com o ano anterior, mais da metade desse consumo (56,2%) foi suprido por importações. Fator que representa uma oportunidade significativa para os exportadores brasileiros (país com a maior capacidade de produção de mobiliário na região).
Neste cenário, portanto, o Brasil se consolida como o segundo maior exportador de móveis para o Chile, atrás apenas da China. As exportações brasileiras cresceram de forma expressiva a partir de 2017, atingindo um recorde histórico em 2021, quando houve um salto de 162,3% em relação ao ano anterior. Apesar de uma queda de 50,3% no ano seguinte, os números permaneceram acima dos níveis pré-pandemia.
E como posicionar sua marca no mercado chileno? A compra de móveis representa, em média, 6% do orçamento familiar no país. Além do preço, os consumidores chilenos valorizam qualidade, durabilidade, tecnologia e experiência de compra, fatores que são tradicionalmente explorados pela indústria brasileira.
Além da presença física de marcas no país, impulsionadas por meio de rodadas de negócios, missões comerciais, pontos de venda e demais ações de contato direto com lojistas locais, o e-commerce tem se consolidado como um canal relevante de vendas no mercado chileno. Dessa forma, estratégias de digitalização e presença on-line podem ser um diferencial para ampliar a participação na região.
O mix de produtos exportado pelo Brasil para o Chile é dominado por móveis (88,6% do total), seguidos por assentos (9,8%) e colchões e suportes (1,6%). Entre as categorias que mais cresceram nos últimos anos, destacam-se colchões e assentos transformáveis em camas, com altas de 1.414,5% e 1.227%, respectivamente, entre 2019 e 2023.
Estima-se, assim, um potencial de crescimento de US$ 66,1 milhões nos próximos três a cinco anos, o que pode elevar o volume exportado para US$ 114,6 milhões. Para atingir esse patamar, no entanto, recomenda-se a diversificação para segmentos de maior valor agregado, produção ecologicamente responsável e design assinado, frente a outros concorrentes internacionais que atuam pela via de preço.
De acordo com o estudo, o Chile entrou em uma “era de consumismo”, onde o ato de comprar é visto como uma forma de gratificação e status social, fazendo com que o gasto vá além da satisfação das necessidades de quem adquire. Pesquisas também sugerem que fatores ambientais estão se tornando cada vez mais importantes na seleção de produtos. Não por acaso, a sociedade chilena é considerada a mais ambientalmente consciente entre os países da América Latina.
O comércio entre Brasil e Chile é amplamente favorecido pelo Acordo de Complementação Econômica nº 35 – Mercosul/Chile, que estabelece uma área de livre comércio entre os países. Em 2018, a assinatura do Acordo de Livre Comércio (ALC) eliminou as tarifas para a exportação de móveis brasileiros, proporcionando uma vantagem adicional para os exportadores nacionais.
É importante citar, contudo, que o Chile mantém acordos comerciais com diversos outros países, tornando-se um mercado altamente competitivo. Para se destacar, os exportadores brasileiros devem investir em estratégias de diferenciação por meio dos pontos já listados, tais quais design, tecnologia, sustentabilidade, qualidade e presença de marca no mercado físico e digital.
Dessa forma, o Brasil – maior produtor de móveis da América Latina – tem plenas condições de expandir ainda mais sua presença no Chile e em toda a região.
ACESSE O ‘ESTUDO DE OPORTUNIDADES PARA O EXPORTADOR BRASILEIRO DE MÓVEIS E COLCHÕES – PAÍS-ALVO: CHILE” EM: brazilianfurniture.org.br/intranet
*Conteúdo exclusivo para empresas associadas ao Projeto Brazilian Furniture
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 763,02 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.
Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas da cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com