CHILE: Estudo de Oportunidades para Empresas Brasileiras de Móveis com Potencial e Exportadoras

23/02/2022

Um dos maiores destaques nas exportações do setor moveleiro em 2021, o Chile ocupa hoje a segunda posição entre os principais destinos do mobiliário brasileiro no mercado global, com um crescimento acumulado de 164,4% ao longo de todo o ano passado, e apontando ritmo contínuo para 2022.

Com participação de 11,6% no total de móveis e colchões exportados pela indústria brasileira em 2021, o país sul-americano fica atrás apenas dos Estados Unidos no ranking das exportações do setor. 

O Chile, aliás, é uma das economias que mais vêm crescendo na América Latina nas últimas décadas. Mas embora o país possua uma indústria de base florestal relevante, devido ao mercado diminuto e a grande abertura comercial, o Chile conta hoje com uma produção de móveis bastante restrita.

Em 2020, por exemplo, cerca de 41,1% do consumo de móveis do Chile foi suprido pelas importações. O crescimento das importações de móveis, aliás, supera a média mundial. Ponto que, aliado ao fato do país enquadrar-se como mercado adequado em escala para empresas de menor porte e que buscam um país próximo, fácil de acessar e em crescimento nas compras externas, faz do Chile um mercado atraente para médias e pequenas empresas brasileiras que se interessem em exportar.

 

Aumento do poder de compra e especificidades do consumidor chileno

A expansão do mercado chileno resultou, aliás, em um crescimento na demanda do consumidor. Da mesma forma, o aumento na qualidade do padrão de vida trouxe como consequência um rápido crescimento nos gastos com eletrodomésticos, móveis e outros bens duráveis nos últimos anos.

Embora o preço continue sendo um fator importante nas decisões de compra, outras considerações incluem variáveis como qualidade, durabilidade, tecnologia, suporte ao cliente e disponibilidade de serviço.

Pode-se dizer, portanto, que o Chile entrou em uma "era de consumismo". Em que o consumo é visto como uma forma de gratificação e status social. Assim, indo além de apenas satisfazer às necessidades do consumidor. 

Oportunamente, destaca-se que os chilenos também valorizam sua experiência de compra e fatores relacionados à sustentabilidade. Não por acaso, a sociedade chilena é considerada a mais ambientalmente consciente entre os países da América Latina.

 

Dados e indicadores

As informações são do “Estudo de Oportunidades para Empresas com Potencial e Exportadoras – Edição Chile”, desenvolvido pelo IEMI – Inteligência de Mercado com exclusividade para os associados do Projeto Brazilian Furniture. 

Parte de uma série de relatórios de inteligência comercial e competitiva organizadas pela ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela a ApexBrasil - Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, o estudo tem por referência dados estatísticos atualizados e projetados a partir de consultas a uma extensa lista de fontes oficiais, nacionais e internacionais.

 

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global. 

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

– Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Imprensa: press@abimovel.com