CNI propõe missões de política industrial para retomada do crescimento do país

24/05/2023

A CNI (Confederação Nacional da Indústria) apresentou um Plano de Retomada da Indústria que propõe uma política industrial estruturada em quatro eixos principais: descarbonização da economia, transformação digital, saúde e segurança sanitária, e defesa e segurança nacional. O objetivo é impulsionar o crescimento sustentável e de longo prazo do país, com a revitalização da indústria brasileira como motor dessa retomada.

O plano da CNI destaca a importância de superar os obstáculos tradicionais relacionados ao “Custo Brasil” e de lidar com desafios contemporâneos, como a digitalização e a sustentabilidade. Segundo o presidente da entidade, Robson Braga de Andrade, a ausência de uma política industrial clara tem contribuído para a perda de relevância do Brasil nas últimas décadas. Ele ressalta que as principais economias do mundo estão buscando desenvolvimento com foco em inovação, sustentabilidade e competitividade internacional, e que é urgente responder a esses desafios.

A revitalização da indústria no Brasil é considerada fundamental, uma vez que esse setor impulsiona o desenvolvimento econômico por meio da inovação e do avanço tecnológico. As estruturas de missões comerciais como as propostas por instituições tais quais a própria CNI, a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), dentre outras, não só buscam apoiar as empresas na conquista de mercados e na redução da distância em relação às potências econômicas, mas também visa encontrar soluções para problemas coletivos, incluindo a geração de empregos.

O plano destaca a importância de uma abordagem sistêmica e de longo prazo nas políticas industriais, com coordenação e governança envolvendo o Poder Executivo, o Congresso Nacional, o setor empresarial e os trabalhadores. Propõe ainda a criação de um Conselho Nacional de Política Industrial (CNDI) como instância de articulação e governança, responsável por legitimar e executar as ações prioritárias.

Os princípios que norteiam as quatro missões são a adequação da infraestrutura produtiva às megatendências internacionais, o apoio ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação, a redução do Custo Brasil e a melhoria do ambiente de negócios, a ampliação das oportunidades de produção e exportação, e o fortalecimento da formação de recursos humanos qualificados.

Leia mais clicando aqui.