Começa hoje a ICFF em Nova York: a indústria e o design brasileiro marcam presença com apoio do Brazilian Furniture

21/05/2023

Dezenas de indústrias e designers brasileiros estarão em exposição na feira, que é uma das maiores do calendário moveleiro mundial, em ações organizadas pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil

 

O famoso Javits Center, em Nova York (EUA), abre mais uma vez as portas para empresas e designers do setor moveleiro mostrarem suas novidades em produtos para espaços residenciais, de escritório e de hospitalidade na ICFF (International Contemporary Furniture Fair), que ocorre entre os dias 21 e 23 de maio de 2023. Um dos principais eventos da Semana de Design de NY, a feira reúne centenas de marcas conhecidas e talentos emergentes de diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.

Após a Missão Comercial realizada nesta semana pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) no Consulado do Brasil em Nova York — se você não viu, CLIQUE AQUI —, o Projeto Setorial Brazilian Furniture segue com suas ações por lá: 14 empresas brasileiras estarão expondo suas coleções e soluções para o viver em espaços especiais na ICFF, pensados para destacar a originalidade do design com a sustentabilidade, tecnologia e qualidade da indústria brasileira, sexta maior produtora de móveis no mundo.

“Estamos mais uma vez muito entusiasmados em participar da ICFF”, afirma Irineu Munhoz, presidente da ABIMÓVEL. “O mercado americano é um grande parceiro da indústria brasileira de móveis, com os Estados Unidos representando cerca de 34% das nossas exportações no último ano. Estar presente nesse evento nos permite destacar a qualidade e o design dos móveis brasileiros, além de fortalecer nossas parcerias comerciais e atrair novos negócios.” 

Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, também ressalta a importância da participação brasileira na ICFF: “A ApexBrasil tem o compromisso de promover as exportações brasileiras e posicionar o país como um fornecedor de excelência no mercado global. A presença das empresas brasileiras em Nova York reforça a reputação da indústria e do design brasileiro de móveis, destacando nossa capacidade de inovação, sustentabilidade e competitividade”.

 

Conheça as empresas brasileiras que estarão em exposição na ICFF 2023:

 

Design Brasil + Indústria

Além dessas grandes empresas, outros 14 designers e 13 marcas participam das ações da ABIMÓVEL e da ApexBrasil na ICFF, apresentando suas peças criadas colaborativamente por intermédio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que é peça estratégica do Brazilian Furniture.

Tendo como objetivo ampliar a competitividade do móvel brasileiro no mercado nacional e internacional, o programa é estruturado de modo a conectar fabricantes e profissionais do design para criação de produtos e coleções exclusivas que unem o melhor da criatividade e da tecnologia, combinando tendências de design e sustentabilidade, eficiência produtiva e viabilidade econômica.

O Design Brasil + Indústria, aliás, está entrando em seu terceiro ciclo de ações, com muitas novidades que serão compartilhadas em breve.

 

Curadoria: Brazilian Furniture em Nova York 

A curadoria das ações do Projeto Brazilian Furniture na Semana de Design de Nova York fica a cargo de Liana Tessler. Abraçando a brasilidade como tema, o conceito reforça as características da produção nacional e a autenticidade do design brasileiro, bem como a preocupação sustentável e a opção por matérias-primas e talentos locais.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com