Confiança da indústria caiu em outubro, afirma CNI

17/10/2022

Imagem: Envato

A confiança da indústria caiu em outubro de 2022, após sucessivos avanços de otimismo do setor industrial ao longo do ano. Esse é o retrato apresentado pelo Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador recuou 2,6 pontos na passagem de setembro para outubro e está em 60,2 pontos. Apesar da queda, o dado mostra que a indústria permanece confiante, pois está acima da linha de corte de 50 pontos, que separa a confiança da falta de confiança.

De acordo com a economista da CNI Larissa Nocko as expectativas para os próximos seis meses estão mais moderadas, tanto no que diz respeito à visão do empresário para a empresa quanto para a economia brasileira. O Índice de Expectativas recuou 3,2 pontos em relação a setembro, para 61,8 pontos. Ainda assim, por estar acima de 50 pontos, o índice continua demonstrando expectativas otimistas.

O Índice de Condições Atuais recuou 1,5 ponto para 56,9 pontos. Mesmo assim, continua em um patamar elevado e apontando melhora da percepção do momento atual da economia brasileira e das empresas em relação aos seis meses anteriores. A avaliação, porém, é mais moderada que em setembro, especialmente na visão dos empresários com relação às condições das suas próprias empresas.

Confira a pesquisa na íntegra: ICEI Outubro 2022.pdf (321,0 KB)

 

*Com informações da CNI.