Confiança do setor industrial registra nova queda

16/01/2023

Imagem: Freepik

A confiança do setor industrial caiu 2,2 pontos em janeiro de 2023 na comparação com dezembro de 2022, recuando de 50,8 para 48,6 pontos. Os dados divulgados na última quinta-feira (12) são do Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), produzido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) para sinalizar as mudanças de tendência da produção industrial. Com a queda recente, o índice se posicionou abaixo da linha divisória de 50 pontos, o que aponta falta de confiança do setor pela primeira vez desde julho de 2020.

A pesquisa atual também aponta que, na comparação com janeiro do ano passado, houve queda de 7,4 pontos na confiança do empresário do setor industrial, passando de um índice de 56 para o atual de 48,6.

 

Confira a série histórica do indicador:

 

O Índice de Condições Atuais, que mede a percepção dos empresários sobre a economia brasileira, recuou 2 pontos, para 48,3 pontos, e ficou abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando que o setor deixou uma percepção de melhora e passou a enxergar uma piora nas condições atuais na comparação com os últimos seis meses. Quando indagados sobre as condições atuais da própria empresa, os empresários também passaram a perceber piora em janeiro de 2023, diferentemente dos meses anteriores. A percepção das condições da economia brasileira, por sua vez, já era pessimista em dezembro.

Em relação ao Índice de Expectativas, que mensura as perspectivas do setor industrial para o semestre seguinte, houve queda de 2,2 pontos para 48,8 pontos. Dessa forma, migrando a expectativa do setor industrial para a economia brasileira do otimismo ao pessimismo com relação aos próximos seis meses. A expectativa no que diz respeito às empresas, apesar de menos otimista, segue positiva.


*Com informações da CNI.