Conselho do BNDES confirma Mercadante na presidência

30/01/2023

Imagem: Getty Images

O Conselho de Administração do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou em reunião na quarta-feira (25), a nomeação do ex-ministro Aloizio Mercadante para a presidência do banco. Mercadante foi Ministro da Educação, Ciência e Tecnologia da Casa Civil durante o governo Dilma Rousseff.

Também foram aprovados os nomes de outros três diretores: Tereza Campello, Natalia Dias e Helena Tenorio. Os aprovados se juntam aos diretores já nomeados Alexandre Corrêa Abreu, José Luis Gordon, Nelson Barbosa e Luiz Navarro.

Com a aprovação dos nomes, o BNDES concluiu a renovação de sua diretoria com indicações feitas pelo governo Lula.

De acordo com o divulgado, a nova gestão assume com a missão de alterar o perfil do banco sob o governo anterior, que era mais focado no apoio a concessões e privatizações e no financiamento a pequenas empresas.

Em sinalizações já feitas pela cúpula do governo, alguns dos focos devem ser o apoio à indústria e às exportações de produtos brasileiros, segundo antecipado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin a empresários na Fiesp (Federação das Indústrias de São Paulo).

 

*Com informações da Folha de São Paulo.