27/02/2025
Cronograma de treinamento teve início nesta semana e o segundo encontro ocorre em 18 de março, com foco na prospecção de mercados potenciais
A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) realizou na última terça-feira, 25 de fevereiro, o primeiro módulo do “Cronograma de Treinamento da Plataforma de Business Intelligence (BI)”. A iniciativa faz parte das ações estratégicas do Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), para o incremento da presença dos produtos e das empresas da cadeia de móveis brasileira no mercado global.
Por dentro do 1º módulo – ‘BI: Conhecendo o sistema e suas funções’
Realizado virtualmente, o primeiro encontro ocorreu na terça-feira (25), apresentando as funcionalidades iniciais da plataforma para a indústria de móveis, componentes e fornecedores.
O Business Intelligence (BI) e? um conjunto de processos, tecnologias e ferramentas que transformam dados brutos em informac?o?es estrate?gicas para apoiar a tomada de deciso?es empresariais. Dessa forma, o BI envolve a coleta, organizac?a?o, ana?lise e visualizac?a?o de dados nacionais e mundiais para identificar tende?ncias, padro?es e oportunidades de melhoria nos nego?cios.
Os participantes puderam conhecer, num primeiro momento, os principais recursos e funcionalidades de navegação, exploração de dados e geração de insights, além de aprender sobre formas de exportação de informações para uso em análises internas de cada indústria.
Também foram demonstrados os módulos dedicados aos panoramas do Comércio Exterior Brasileiro e Mundial, além de Indicadores Gerais do Setor do Mobiliário, com ênfase na frequência de atualização dos dados.
Os instrutores da ABIMÓVEL e da M&F Consultoria Empresarial, responsável pelo desenvolvimento do sistema, ressaltaram a importância de compreender e aplicar as informações estratégicas disponíveis nos processos de tomada de decisão das empresas.
Segundo a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, a Plataforma de BI foi desenvolvida para facilitar o acesso a dados que auxiliem a cadeia moveleira em um cenário cada vez mais globalizado e dinâmico: “Queremos que as indústrias de móveis, componentes e fornecedores do setor se sintam não só preparados do ponto de vista produtivo, mas também fortalecidos com informações estratégicas e caminhos sólidos para explorar de forma efetiva e com inteligência as oportunidades de expansão e exportação. Afinal, com o conhecimento e o planejamento adequados, o mundo é o limite!”.
Próximo módulo e convite para inscrições
O segundo encontro ocorrerá em 18 de março de 2025 (terça-feira), das 16h30 às 17h30, com foco em “Prospecção de mercados potenciais utilizando o BI ABIMÓVEL”. Entre os pontos a serem abordados, estão:
As capacitações são voltadas aos profissionais de exportação, inteligência comercial e demais áreas estratégicas das empresas associadas ao Projeto Brazilian Furniture. A ABIMÓVEL reforça que a participação ativa no processo de treinamento contribui para o fortalecimento das exportações e para uma atuação cada vez mais competitiva no mercado global.
Por que a plataforma é uma vantagem competitiva para as empresas do Brazilian Furniture?
Além de reunir dados de produção, importação e exportação, a Plataforma de BI permite analisar mercados, acompanhar barreiras tarifárias, identificar tendências de expansão internacional, entre diversos outros pontos. Dessa forma, as empresas podem alinhar seus esforços comerciais de maneira mais assertiva, posicionando o mobiliário brasileiro de forma estratégica nos principais mercados internacionais.
Para mais detalhes, entre em contato pelos e-mails
inteligencia@abimovel.com | executiva@abimovel.com.
Projeto Brazilian Furniture
O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria e da cadeia de móveis brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas, tendo como base os pilares da sustentabilidade, da competitividade e do design integrado à indústria. Atualmente, cerca de 175 empresas participam do projeto.
Em 2024, a indústria brasileira de móveis e colchões foi a sexta maior produtora e a 26ª maior exportadora do mundo, alcançando receita de mais de US$ US$ 763,02 milhões em produtos prontos (excluindo-se partes e componentes), o que representou um crescimento de 3,8% frente a 2023. Quando se incluem partes para fabricação de móveis, o montante atingiu US$ 870,20 milhões.
Em um novo ciclo (2025-2026), as entidades realizadoras convidam além de fabricantes e designers de móveis, demais empresas do ramo de componentes e fornecedores da indústria a se unirem ao projeto, ampliando ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçando a competitividade da marca “Brasil” no mundo.
Para fazer parte do projeto e colocar sua marca nos maiores eventos do setor moveleiro ao redor do mundo, acesse: brazilianfurniture.org.br.
Sobre a ABIMÓVEL
Representando a indústria moveleira de norte a sul do país, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de 45 anos em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade lidera uma série de iniciativas com vista a impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel nacional. Para tal, coloca em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo a participação em feiras e rodadas de negócios internacionais, além de programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.
Sobre a ApexBrasil
A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com