Desempenho das pequenas empresas foi favorável no final de 2021

11/02/2022

O Índice de Desempenho das pequenas empresas mostrou desempenho relativamente positivo no quarto trimestre de 2021. O índice costuma se reduzir no último trimestre de cada ano, mas apresentou resultado acima da média esperada para o período e, também, acima da média histórica. 

Já o Índice de Situação Financeira apresentou resultado ligeiramente negativo. Destaca-se a maior dificuldade dos industriais no acesso ao crédito.

A falta ou alto custo da matéria-prima e a elevada carga tributária seguiram como os principais problemas enfrentados pelas pequenas indústrias no quarto trimestre de 2021. A falta ou alto custo de matéria-prima, aliás, apesar de estar no topo do ranking de principais problemas há cerca de um ano, vem gradualmente sendo menos assinalada pelos empresários.

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) e o Índice de Perspectivas, por sua vez, apresentaram resultados positivos em janeiro, o que indica que as pequenas indústrias estão com o otimismo difundido e perspectivas favoráveis. Ressalta-se, contudo, que os índices são inferiores aos registrados em janeiro de 2021, ou seja, o otimismo está mais contido no início deste ano.


Acesse o relatório completo em www.cni.com.br/ppi.

 

( * ) Com informações da CNI