Desempenho negativo da indústria em outubro

28/11/2022

A indústria teve um desempenho negativo em outubro, com queda da atividade e do emprego. Os estoques do setor industrial também avançaram para acima do planejado, indicando frustração com a demanda. Além disso, todas as expectativas do setor industrial recuaram fortemente em novembro, indicando menos otimismo ou até pessimismo com relação ao desempenho das empresas nos próximos meses.

 

 

A produção industrial registrou a segunda queda consecutiva em outubro de 2022. O índice de evolução do indicador caiu para 48,5 pontos, número abaixo da linha divisória de 50 pontos (que separa aumento de queda da produção industrial). É a primeira queda na produção industrial para um mês de outubro desde 2016. 

O emprego no setor também recuou, após ter crescido por cinco meses consecutivos. O índice de evolução do emprego caiu para 49,6 pontos, número abaixo da linha divisória de 50 pontos. É a primeira queda do emprego industrial para um mês de outubro desde 2019.

Por outro lado, o índice de evolução do nível de estoques aumentou para 51,5 pontos em outubro. Acima da linha divisória de 50 pontos. Já o índice de estoque efetivo em relação ao planejado se afastou da linha divisória dos 50 pontos, subindo de 50,9 pontos para 52,4 pontos entre setembro e outubro. O resultado coloca os estoques do setor industrial no nível mais acima do planejado desde julho de 2019.

As expectativas dos empresários da indústria caíram fortemente em novembro. O índice de expectativa de demanda pelos produtos industriais nos próximos meses foi o que registrou a maior queda, de 5,5 pontos, para 51,4 pontos. Ou seja, apesar da queda, ainda há expectativa de alta de demanda, ainda que mais modesta.

O índice de expectativa de compras de matérias-primas caiu 4,3 pontos, para 50,2 pontos. O valor está muito próximo da linha divisória de 50 pontos, de forma que a expectativa da indústria é praticamente neutra, ou seja, não se espera nem aumento, nem queda das compras de matérias-primas nos próximos seis meses. 

Já dois índices de expectativa fizeram uma transição de expectativa de aumento para expectativa de queda nos próximos seis meses: a expectativa do número de empregados caiu 3,3 pontos, para 49 pontos; enquanto o índice de expectativa de quantidade exportada caiu 2,7 pontos, para 49,6 pontos. É a primeira vez desde junho de 2020 que os empresários da indústria têm expectativa de queda de emprego e exportações nos seus negócios. 

O índice de intenção de investimento recuou 3,9 pontos, para 53,5 pontos. É o menor índice de intenção de investimento do setor industrial desde agosto de 2020.

 

*Com informações da CNI.