Design Brasil + Indústria: móveis com alma e ritmo brasileiros no maior palco moveleiro do mundo

04/05/2023

O Brasil tem uma identidade muito original no design de móveis e outros itens para o morar. Questão inspirada por nossa formação cultural e pela multiplicidade de recursos materiais, bem como na produção — com técnicas, cores e formas típicas — de cada região do País, que abriga diversas etnias, tradições, biomas, climas, gostos e necessidades. Essa combinação de elementos, portanto, é o que define o potencial inovador e competitivo das empresas e dos produtos que são levados ao mundo por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos)

Peça estratégica do Brazilian Furniture, que tem o objetivo de incrementar as exportações, ampliando a internacionalização e a participação da indústria de móveis brasileira no mercado global, o Design Brasil + Indústria visa atuar em todas as etapas do desenvolvimento de produtos, desde a concepção até a produção e comercialização. 

Ao conectar designers e fabricantes de móveis, o programa promove a interação entre o industrial e o feito à mão, resultando em peças e coleções que combinam criatividade e tecnologia, bem como tendências, sustentabilidade, eficiência produtiva e viabilidade econômica, com alguns desses produtos tendo sido apresentados no maior palco moveleiro do mundo: o Salone del Mobile.Milano. 

Além de dez empresas brasileiras que estiveram expostas em quatro diferente espaços da feira (relembre aqui), peças desenvolvidas por 30 designers e 21 fabricantes de móveis conectados por meio do Design Brasil + Indústria, também estiveram em exibição no iSaloni 2023.

 

Leia também – Indústrias e designers se despedem de Milão, deixando a marca da diversidade e da sustentabilidade brasileira

 

Com mais de 1900 expositores, sendo 550 novos talentos do design mundial, o iSaloni deste ano mostrou mais uma vez que a indústria de móveis é terreno fértil para inovação. 

A participação dessas empresas e profissionais brasileiros ao lado das maiores marcas do mundo, então, demonstram mais uma vez a sinergia do setor moveleiro nacional com o mercado internacional, ao mesmo tempo em que destaca todas as particularidades que compõem nossa chamada “brasilidade”: marca registrada de nosso design, conhecido pelas matérias-primas naturais, em especial a madeira nativa e outros elementos como fibras e cordas, couros, tecidos, lãs e tramas; cores orgânicas; práticas sustentáveis e técnicas especiais; além de shapes que parecem materializar o tão popular ritmo brasileiro. 

“O desenvolvimento de peças e coleções é um processo complexo que envolve diversas etapas, desde a pesquisa de mercado e a concepção do produto até a produção em larga escala e a distribuição. O Design Brasil + Indústria oferece apoio para os diversos estágios desse processo, colaborando não só em termos estéticos, mas também em eficiência, para que nossa indústria possa desenvolver produtos de cada vez mais qualidade e que atendam aos desejos e às necessidades tanto do mercado nacional como internacional”, enfatiza Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL.

 

Ficou curioso para conhecer ou mesmo recordar as peças apresentadas pelas indústrias e os designers brasileiros de móveis em Milão neste ano?

Confira o book exclusivo do Projeto Brazilian Furniture para o Salone del Mobile.Milano 2023 clicando aqui.

 

Brasilidade como conceito

Para receber e exaltar todo esse trabalho, a curadoria das ações do Projeto Brazilian Furniture no iSaloni 2023 ficou a cargo de Liana Tessler, responsável pelo escritório de arquitetura e interiores que leva seu nome, e conhecida por seu trabalho em instalações com caráter lúdico e experimental. Para a ocasião, a escolha da “brasilidade” como tema reforçou as características da produção nacional, bem como a preocupação sustentável e a opção por matérias-primas e talentos locais. 

Dando vazão ao que pôde ser conferido nos produtos apresentados, o espaço expositivo também seguiu o conceito, optando-se por uma arquitetura ortogonal, limpa e marcante, com diferentes alturas que criavam volumes diferenciados, bem como traziam movimento e ritmo ao ambiente, composto por cordas, imagens que evidenciaram a flora tropical do país, além de iluminação projetada para destacar os móveis. “Dessa forma, visamos mostrar o potencial plural do design brasileiro de maneira lúdica, ao criar um cenário que convidou os visitantes a explorar formas, materiais e a questionar a estética e a funcionalidade dos objetos”, conta Liana.

A profissional será responsável também pela curadoria da participação brasileira na ICFF (International Contemporary Furniture Fair), que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos, já neste mês de maio. 

A Missão Comercial NY será realizada entre os dias 18 e 19, com 26 empresas participando das rodadas de negócios com compradores internacionais; enquanto a feira é promovida entre os dias 21 e 23 de maio, contando com a exposição de 14 indústrias brasileiras, além de outros 14 designers e 13 marcas que participam das ações por meio do Design Brasil + Indústria. E, claro, nós mal podemos esperar para compartilhar todos os detalhes com vocês!

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

 

Sobre a ABIMÓVEL

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) tem atuado há mais de três décadas em prol do fortalecimento da indústria e do setor moveleiro nacional. Com uma agenda propositiva e em parceria com o setor público e privado, a entidade trabalha para impulsionar a produção e melhorar o ambiente de negócios no Brasil. Proporcionando, assim, a criação de oportunidades e a abertura de novos mercados para empresas de toda a cadeia madeira e móvel ao colocar em prática diversas iniciativas voltadas para o fomento da competitividade e da inovação no setor. Incluindo programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria, adequação fabril, incremento aos micro e pequenos negócios, inteligência comercial, entre outros.

 

Sobre a ApexBrasil

A ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com