DIVULGADOS NÚMEROS DAS EXPORTAÇÕES DE MÓVEIS DO MÊS DE JULHO

12/09/2018

A ABIMÓVEL e a APEX-BRASIL, divulgaram os dados do monitoramento das exportações de móveis baseados no mês de julho/2018. O relatório faz parte do conjunto de ações de Inteligência Comercial e Competitiva do Projeto Brazilian Furniture e constitui um importante meio de acompanhar e planejar as ações de exportação do Projeto Brazilian Furniture.

O monitoramento das exportações de móveis acompanha o comércio das verticais de móveis: Estofados, Madeira, Colchões e Metais. O objetivo desse monitoramento é acompanhar o resultado das exportações de móveis com destaque para os mercados alvos do Projeto Brazilian Furniture. 

Com isso, as exportações de móveis do Brasil no mês de julho de 2018, frente ao mesmo período do ano anterior, cresceram 33,8%. Esse resultado intensificou a expansão dessas exportações na periodicidade acumulada do ano (janeiro-julho 2018 vis a vis os mesmos meses de 2017), resultando uma taxa de 17,2%. Em termos de tipo de produto, no mês de julho de 2018 os móveis de madeira representaram 90,4% das exportações totais de móveis, com um crescimento de 35,7% (contra julho de 2017).

Entre os principais destinos das exportações de móveis chama a atenção os crescimentos, julho de 2018 frente ao mesmo mês de 2017, nos Estados Unidos, Uruguai e Argentina, respectivamente: 86,1%, 41,6% e 69,2%. Já os destinos que apresentaram as maiores quedas, no mesmo período, é possível destacar: Reino Unido (-12,2%) e Peru (-32,8%).

Ao se detalhar o comportamento dos mercados alvos no mês de julho de 2018, nota-se que 3 países caracterizaram crescimento nas exportações (Estados Unidos, Chile e Colômbia) e 5 países definiram uma retração nesse agregado (Emirados Árabes, México Panamá, Peru e Reino Unido).  Entre as maiores contrações das exportações, é importante salientar as quedas no México (-50,9%) e no Panamá (-57,5%). Os Estados Unidos continuam se destacando entre as expansões das exportações de móveis nos mercados alvos.