DIVULGADOS NÚMEROS DAS EXPORTAÇÕES DE MÓVEIS DO MÊS DE JUNHO

14/08/2018

A ABIMÓVEL e a APEX-BRASIL, divulgaram os dados do monitoramento das exportações de móveis baseados no mês de junho/2018. O relatório faz parte do conjunto de ações de Inteligência Comercial e Competitiva do Projeto Brazilian Furniture e constitui um importante meio de acompanhar e planejar as ações de exportação do Projeto Brazilian Furniture.

O monitoramento das exportações de móveis acompanha o comércio das verticais de móveis: Estofados, Madeira, Colchões e Metais. 

O objetivo desse Monitoramento é acompanhar o resultado das exportações de móveis com destaque para os mercados alvos do Projeto Brazilian Furniture. 

No panorama geral, a taxa de crescimento nos últimos 12 meses é de 15,4%, no valor acumulado de janeiro a junho de 2018 comparado com os dados de 2017, o crescimento foi de 14,1% e a taxa mensal de junho comparada com a do mesmo período em 2017 é de 33,0%.

O panorama geral revela ainda que o principal segmento de móveis exportado pelo Brasil é o de Móveis de Madeira. Nos últimos 12 meses, no mínimo 85% das exportações de móveis foram desse segmento.

Em relação aos principais destinos do total das exportações de móveis de madeira, os Estados Unidos apresenta-se como o mais relevante, tendo uma taxa de crescimento mensal em comparação com o ano anterior de 95,1%. Outros mercados muito importantes são o Reino Unido, Peru e Chile; juntos os quatro principais destinos representam 46,3% das exportações brasileiras de móveis realizadas nos últimos 12 meses. Além disso, entre os dez principais destinos, destaca-se ainda o desempenho das exportações brasileiras para o Canadá, que cresceu 96,0% em junho de 2018, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, e 40,5% quando considerado o acumulado no ano de 2018 em relação ao acumulado de janeiro a junho de 2017.

Por fim, o panorama dos mercados-alvo indica elevação das exportações brasileiras de móveis (total dos segmentos) para os Estados Unidos (+25,4%), Peru (+4,6%) e Chile (0,4%) no acumulado do ano de 2018, na comparação com o mesmo período de 2017. Por outro lado, Colômbia, Emirados Árabes Unidos, México, Panamá e Reino Unido, apresentam quedas no resultado agregado desse indicador, mas em alguns desses mercados ainda se observam segmentos com desempenho positivo, como o de Estofados e Móveis de Metal nos últimos 12 meses no Reino Unido, Móveis de Madeira na Colômbia e no México e Estofados no Panamá.

Para saber mais, acesse o relatório completo com tabelas e números detalhados. Seja associado, junte-se a nós para planejar e crescer com o setor moveleiro brasileiro.