Dor no corpo no home office? Cadeira pode ser o problema; saiba como escolher a sua

01/04/2021

Tensão nos pulsos, pescoço "pesado" e aquela famosa dor na lombar são constantes reclamações de quem está em home office.

A cadeira é um móvel essencial para quem trabalha em casa. Companheira de horas e horas no trabalho, ela precisa ser adequada para tornar a rotina mais confortável e não trazer problemas de saúde, dizem especialistas consultados pelo G1.

 

Como escolher a cadeira para home office — Foto: Anderson Cattai/Rafael Miotto/G1

 

'Cadeira adequada' tem preço alto

As cadeiras para o trabalho devem ter, no mínimo, encosto anatômico para as costas e regulagem de altura. É possível adaptar a que se tem em casa (veja acima).

Se for comprar, é bom saber que se trata de um investimento que não sai barato. Os modelos considerados adequados para trabalhar possuem preços altos.

"Uma cadeira básica, com garantia de fábrica, e uma boa certificação vai custar atualmente entre R$ 800 a R$ 3 mil", afirma Claudio Muzi, vice-presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel).

Para garantir a qualidade da cadeira e não cair em "roubada", siga as seguintes dicas:

  • Confira se a cadeira segue a NBR13962 (norma para as cadeiras de escritório); isso deve ser apontado no manual.
  • Prazo de garantia importa: garantias mais longas indicam maior durabilidade do produto;
  • Procure produtos que tenham assistência técnica disponível no país.

 

Corpo vai avisar se algo estiver errado

Quer saber se sua cadeira é adequada? "Pergunte" ao seu corpo. Fique atento aos sinais como dores ou perda de força. E, se os incômodos persistirem de 6 a 8 semanas, procure um médico.

Os principais impactos a longo prazo de uma postura errada na cadeira são na coluna cervical, na lombar e na dorsal, explica Alexandre Fogaça, presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, da Regional de São Paulo (SBOT-SP).

Os reflexos de uma postura inadequada podem aparecer em outros momentos do dia, não somente durante o trabalho. "A dor pode acordar a pessoa durante a noite", diz o médico.

 

Cuidados com a postura durante o home office

 

Cadeira 'não pode ser notada'

Mas como saber se estou em uma posição adequada? A resposta é que a cadeira não deve "ser percebida", ou seja, o quanto menos você lembrar dela durante o dia, melhor.

"A palavra-chave é conforto. Tudo tem que ser executado com o menor gasto energético possível, sem esforço e sem sobrecarregar o corpo", explica Patrícia Collares, professora do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Junto ao professor Rodrigo Fragoso, também da UFC, eles foram responsáveis em elaborar o Manual de Ergonomia para uso de dispositivos de tela em home office. "Existe uma postura padrão [como mostrado no infográfico acima], mas será que conseguimos ficar assim o tempo todo?", indica Fragoso.

 

"Não tem uma receita pronta e nem uma resposta pronta para todas as condições", acrescenta Patrícia Collares, da UFC.

 

Dicas além da cadeira

Os fisioterapeutas indicam pausas e outras dicas para o ambiente de trabalho em casa:

  • Fuja dos ruídos: um local silencioso ajuda na concentração.
  • Evite ficar com a face voltada a luzes fortes: a visão não pode ser ofuscada por outras luminosidades, como o sol ou uma lâmpada.
  • Faça pausas: o recomendo é se levantar quando sentir que está precisando, fazer algum relaxamento ou movimento que te traga conforto.
  • Longe do celular: é importante não usar o momento de pausa para ficar olhando no smartphone, para que a mente e os olhos possam descansar de verdade.

 

 

Por Rafael Miotto para o G1