É AMANHÃ: Lançamento do PDCIMob no polo moveleiro de Arapongas ocorre nesta terça-feira, 28 de fevereiro

27/02/2023

A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE NACIONAL (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com o SIMA (Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas), convida a todos para o lançamento do Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, o PDCIMob, no polo moveleiro de Arapongas (PR), que ocorre nesta terça-feira, 28 de fevereiro de 2023. 

O projeto tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor moveleiro nacional, por meio de ações de inteligência setorial, melhoria da competitividade e aproximação comercial.

O propósito maior é impulsionar o crescimento desses negócios em diversos aspectos. Promovendo, assim, o aprimoramento da gestão e a integração digital dessas empresas, bem como a inserção destas em programas de competitividade e ao design integrado à indústria, além da conexão com a cadeia produtiva e o incremento comercial por meio de rodadas de negócios com fornecedores e compradores, entre outros pontos.

Já em execução em vários estados, o lançamento do projeto em Arapongas visa apresentar os pilares estratégicos e o foco de trabalho do projeto para todos os empresários do município e da região, convidando aqueles que estejam interessados e que se adequem ao perfil-alvo do PDCIMob a participarem e a associarem esforços para o desenvolvimento da competitividade, produtividade, inclusão digital e integração das MPEs de forma sustentável.

A partir da mobilização dessas empresas, então, a ABIMÓVEL e o SEBRAE coordenarão a implementação imediata do Plano de Trabalho na região, com foco no encadeamento produtivo, com diversas ações previstas em calendário já a partir do evento. 

“O PDCIMob traz para as empresas do polo de Arapongas, em especial para as iniciantes e em desenvolvimento, uma oportunidade de internalizar conhecimentos em diversas áreas de suas operações. Gerar valor para as pequenas empresas é o objetivo principal desse programa e o SIMA tem todo interesse nessa proposta, por visar o desenvolvimento da indústria moveleira local, sejam elas associadas ou não ao sindicato neste momento”, fala o presidente do SIMA, José Lopes Aquino. 

Ele ainda ressalta: “A mensagem do SIMA é para que o empresariado moveleiro local não deixe de aproveitar essa oportunidade ímpar de participar do evento do dia 28 de fevereiro, que será realizado em nosso auditório, onde todos terão acesso a conteúdos importantes para o seu desenvolvimento e de suas empresas. Salientamos ainda que o SIMA e o SEBRAE Paraná estão à disposição para conceder mais informações e proporcionar um evento de qualidade”.

Diretor de operações do SEBRAE Paraná, César Rissete ressalta que o polo de Arapongas já é conhecido nacional e internacionalmente, tanto pela quantidade de empresas quanto pela qualidade dos produtos fabricados por elas, sendo um dos maiores do Brasil. “O setor moveleiro, portanto, é importante para a economia paranaense, que, inclusive, teve um ciclo importante de desenvolvimento ligado à essa cadeia produtiva, que é o ciclo da madeira. Para além disso, queremos que as empresas do polo e do estado invistam cada vez mais em inovação e na agregação de valor na área, tanto pela utilização de novos materiais na produção de móveis quanto pelo design integrado à indústria, e essa é sem dúvida uma das missões do  Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário.”

Trabalhando, portanto, com a lógica do encadeamento produtivo, aproximando grandes, médias e pequenas empresas em favor do aumento da produtividade e da abrangência da cadeia moveleira, o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, ressalta que a expectativa é a de aumentar, no mínimo, em 30% a competitividade das empresas participantes do PDCIMob.

 

LANÇAMENTO PDCIMOB EM ARAPONGAS (PR)

DATA: 28/02/2023
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Auditório do SIMA
ENDEREÇO: Praça Dr. Júlio Junqueira  nº 88, 13°andar – Arapongas / PR

Para conhecer as ações e benefícios do Projeto, inscreva-se, preenchendo o formulário clicando aqui.

 

Após o Paraná, as ações de lançamento do PDCIMob seguem para Belém, no estado do Pará. O evento de lançamento por lá ocorre no dia 02 de março. Informações em breve.