É AMANHÃ: PROJETO BRAZILIAN FURNITURE REALIZA MOSTRA COM EMPRESAS E DESIGNERS BRASILEIROS EM NOVA YORK

10/11/2021

O Projeto Setorial Brazilian Furniture abre as portas do “Espaço Brasil em NY” já nesta quinta-feira (11). Organizado pela ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, com apoio do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, o projeto leva 20 empresas brasileiras para os Estados Unidos, em ações inéditas que incluem a realização de uma mostra exclusiva, ocupando uma área de 200 m² em um dos icônicos distritos de design da megalópole americana, o SoHo, entre os dias 11 e 14 de novembro.

A ação conta com a exposição de mais de 40 peças de marcas nacionais e designers ligados ao Brasil Design + Indústria, Programa de Design Integrado à Indústria que compõe a estrutura do Brazilian Furniture. Além disso, o espaço será aberto para a recepção de jornalistas e compradores norte-americanos, que contarão com ações exclusivas — veja mais detalhes abaixo. 

 

IMAGEM 02

 

Espaço Brasil em NY

Seguindo o conceito apresentado no circuito Fuorisalone 2021, com a mostra “Brasil – Design em Movimento”, que ganhou o público na Semana de Design de Milão, na Itália, o espaço é assinado pelo escritório Moreira do Valle, que também é responsável pela curadoria e seleção das peças. 

O objetivo é transformar o local na casa do Brasil em Nova York entre os dias 11 e 14 de novembro, visando facilitar e otimizar o relacionamento das empresas e designers brasileiros com o mercado global, em especial compradores norte-americanos, e a imprensa internacional. 

Para tal, estão previstas tanto a recepção de jornalistas e formadores de opinião norte-americanos, que serão recebidos por membros do Consulado do Brasil em Nova York,  além dos times da ABIMÓVEL, Apex-Brasil e expositores brasileiros; quanto rodadas de negócios em formato híbrido, presencial e digital, entre 10 empresas brasileiras e cerca de 20 compradores dos Estados Unidos e do Canadá, mercados-alvos do Projeto Brazilian Furniture.

Agora que já falamos de algumas das principais ações que serão realizadas no “Espaço Brasil em NY”, que tal conhecermos um pouco mais das empresas que estarão por lá?

 

Bertolini

A vida urbana é frenética e em constante transformação, não permite espaços desperdiçados e móveis imóveis. A missão da Bertolini é fazer muitos ambientes de seu ambiente, é levar mobilidade e dar vida a sua casa. Para isso, a empresa cria tecnologia com design sensível, transformando materiais em criações incríveis para tornar a vida dos clientes mais plural e funcional. 

www.bertolini.com.br

 

BRIXTON - By Gustavo Bertolini

 

Breton

A Breton tem um portfólio repleto de peças assinadas por designers para interiores e áreas ao ar livre. Nomes renomados, como Aristeu Pires, Paulo Niemeyer, Reinaldo Lourenço, Estevão Toledo, Giácomo Tomazzi, Murilo Weitz, Estúdio Rain, entre outros, colaboram com a equipe criativa da marca, tendo como principal diferencial a personalização. Cada peça é 100% personalizável, oferecendo ao cliente a opção de escolher entre medidas, tecidos e acabamentos.

www.breton.com.br

 

Galega - By André Grippi

 

by Kamy

Tomando teares como novos canvas em branco, a by Kamy olha para o futuro sem deixar o legado de seu passado, transformando sonhos e projetos em tramas que contam histórias. Combinando o conhecimento especializado em tecelagem com um DNA inovador, elementos que cruzam gerações da família de Kamyar Abrarpour no Irã, há 34 anos a by Kamy nasceu como uma fabricante de tapetes e, hoje, se tornou uma das mais influentes marcas de tapeçaria no Brasil e na América Latina. 

www.bykamy.com.br

 

TARSILA© ABAPORU By Tarsila do Amaral

 

Florense

Fundada em 1953, a Florense é uma empresa brasileira com herança italiana. No “estado Florense de arte”, tecnologia e habilidade operam de mãos dadas para produzir móveis de qualidade e acabamento impecável. Como uma das líderes na comunidade internacional de design, a Florense se orgulha de empregar e produzir com consciência social e ecológica. Além de contar com um moderno parque fabril, a empresa ainda oferece o serviço de personalização de suas peças pelas mãos do marceneiro. Oferecendo flexibilidade em dimensões, materiais e acabamentos. 

www.florense.com.br

 

LIDOCA - By Fernanda Brunoro

 

IBTW – In Between

In Between (IBTW) é uma empresa brasileira focada em fornecer móveis de exterior exclusivos, clean e elegantes que não sacrificam a função pela forma. IBTW é o novo empreendimento do Grupo GH, que aplica seus 22 anos de experiência em mobiliário de exterior para atender às necessidades dos consumidores mais sofisticados com designs modernos e exclusivos. 

www.ibtw.com.br

 

ARTIGAS - By Ronald Sasson

 

Lux Arredo 

Lux Arredo é uma marca autoral nascida em 2020, por idealização de Carmen Girelli, proprietária da Ilha Bela Estofados, em parceria com o renomado designer Fernando Sá Motta. A marca nasceu da ideia de ambos em imprimir seu próprio estilo e tendência nos produtos, com foco tanto no mercado de alta decoração nacional quanto internacional. O conceito da Lux Arredo une a experiência conjunta na fabricação de, em especial, móveis estofados, com o design autoral em sua essência mais pura.

www.instagram.com/luxarredo

www.instagram.com/fernando_motta_design

 

FLUFFY RECAMIER - By Fernando de Sá Motta

 

Independência Móveis Rústicos

Há 19 anos no mercado, tendo a missão de realizar sonhos por meio da arte de transformar madeira sólida de demolição em peças com design único, versátil e moderno, a Independência Móveis Rústicos conta atualmente com uma estrutura de mais de 3 mil m² em expansão para atender ao mercado interno. Dando um passo em direção a um futuro próximo, o objetivo da Independência, agora, é conquistar também o mercado externo, apresentando madeiras nobres, como a Peroba Rosa, que merece reconhecimento e credibilidade por sua durabilidade e beleza, transmitida para as peças da empresa. 

www.independenciamoveis.com.br

 

OURENSE - By Independência Móveis

 

Lovato Móveis

A diversidade brasileira aplicada ao design por meio da sinergia entre as mais diferentes técnicas e matérias-primas: alumínio, madeira, fibra sintética, tela sling, corda e tricô náuticos, bem como tecidos e espumas resistentes às intempéries do tempo… A natureza é fonte de inspiração e alimento inesgotável para o trabalho da Lovato Móveis. Em franco processo de crescimento e internacionalização, a marca já está presente em diversos países, investindo em inovação, sustentabilidade e design assinado para levar o nome dos profissionais brasileiros, bem como o trabalho dos mais de 170 colaboradores da empresa e a singularidade de nossos insumos cada vez mais longe.

www.lovatomoveis.com.br

 

TURIM - By Rodrigo Karam

TURIM - By Rodrigo Karam

 

Mula Preta

Fundada por André Gurgel e Felipe Bezerra em 2012, a Mula Preta é um Estúdio de Design de Produto nascido no Nordeste brasileiro e premiado internacionalmente. André Gurgel é designer de produto especializado em CGI e visualização de produtos, também comandando uma empresa de tecnologia chamada Synco. Felipe Bezerra é arquiteto e também dirige o escritório Felipe Bezerra Arquitetos desde 2000. Os dois profissionais uniram-se por suas ideias conectivas e amor por soluções criativas para o morar. O nome do estúdio, Mula Preta, é inspirado em uma tradicional canção popular brasileira, representando a cultura nordestina, bem como a irreverência e criatividade dos profissionais.

www.mulapreta.com 

 

Dear Pope - By Felipe Bezzera & Andre Gurgel

 

ESPAÇO BRASIL EM NY

QUANDO: 11 a 14 de novembro de 2021, a partir das 17h

ONDE: 27 Greene St., New York, NY, 10013

 

Empresas brasileiras participam também da ICFF NY

Já nos dias 14 e 15 de novembro, três marcas brasileiras — Ornare, Tidelli e Uultis — ganham destaque também na ICFF – The International Contemporary Furniture Fair, maior plataforma para a exposição de móveis contemporâneos na América do Norte, onde irão expor suas novidades nos estandes 3101 e 3107 no piso 3B-E do Centro de Convenções Jacob K. Javits.

 

E a lista não acaba por aí

Estas são apenas algumas das marcas brasileiras que levarão para Nova York — um dos lugares mais criativos e orientados por negócios no mundo —, o melhor que o País tem a oferecer em termos de design, qualidade, matérias-primas, sustentabilidade, técnicas artesanais e tecnologia em móveis contemporâneos. 

Amanhã continuaremos esta jornada apresentando um pouco mais dessas importantes marcas que consolidam a indústria e o design brasileiro no mercado internacional por meio da parceria com o Projeto Brazilian Furniture, organizado pela ABIMÓVEL e a Apex-Brasil, com apoio do Ministério das Relações Internacionais e o Consulado Geral do Brasil em NY. 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com