É HOJE: Lançamento do PDCIMob em Belém, no Pará

02/03/2023

Chegou a vez do Pará! Em parceria com o Sindmóveis-PA (Sindicato das Indústrias de Marcenaria do Estado do Pará), ocorre hoje, 02 de março, a partir das 09h na cidade de Belém, o lançamento do PDCIMob (Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário) no estado. O projeto, desenvolvido pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e o SEBRAE NACIONAL (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todo o Brasil. 

O propósito maior é impulsionar o crescimento desses negócios por meio dos pilares estratégicos de inteligência setorial, melhoria da competitividade e aproximação comercial.

Promovendo, assim, o aprimoramento da gestão e a integração digital dessas empresas, bem como a inserção destas em programas de competitividade e ao design integrado à indústria. Isso, além da conexão com a cadeia produtiva e do incremento comercial por meio de rodadas de negócios com fornecedores e compradores, entre outros pontos.

Para o presidente do Sindmóveis-PA, Marcos Martins, “o PDCIMob vem como um indutor de um novo contexto, de transformações técnicas e tecnológicas no mercado nacional e mundial, com uma pegada de inovação, inserção do design e a abertura de novos mercados”.

Para ele, entre os principais benefícios da adoção ao projeto por parte das empresas moveleiras paraenses, estão o apoio e direcionamento na reorganização do espaço fabril das empresas, assim como o aprimoramento ou desenvolvimento de novos produtos com padrão de design inovador, além da capacitação da mão de obra no processo operacional e na gestão corporativa.

Já em execução em vários estados, o lançamento do projeto em Belém visa apresentar os pilares estratégicos e o foco de trabalho do projeto para todos os empresários do município e da região. 

“Convidamos todos os membros da cadeia moveleira na região a participarem e a associarem esforços. Acreditamos que, unindo forças, podemos promover ações eficazes para impulsionar a indústria de móveis paraense, colaborando para inserir ainda mais valor e diversidade ao setor moveleiro nacional, bem como contribuindo também com o crescimento econômico local, gerando empregos, e movimentando toda a cadeia produtiva e de consumo na região”, fala o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz. 

A partir da mobilização dessas empresas, então, a ABIMÓVEL e o SEBRAE coordenarão a implementação imediata do Plano de Trabalho no estado, com foco no encadeamento produtivo, contando com diversas ações previstas em calendário já a partir do evento. 

Trabalhando com a lógica do encadeamento produtivo, ao aproximar grandes, médias e pequenas empresas em favor do aumento da produtividade e da abrangência da cadeia moveleira de forma integrada e sustentável, a expectativa é a de aumentar, no mínimo, em 30% a competitividade das empresas participantes do projeto no mercado.

 

LANÇAMENTO PDCIMOB EM BELÉM (PA)

DATA: 02/03/2023
HORÁRIO: 09h
LOCAL: IEL – INSTITUTO EUVALDO LODI SUPERINTENDÊNCIA DO PARÁ
ENDEREÇO: SALA 06 DO ESPAÇO APERFEIÇOAR – Tv. Quintino Bocaiúva, 1588, Nazaré, Belém – PA, 66035-190

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com