Economia surpreende no 1º trimestre, mas não afasta previsão de ritmo menor em 2023

24/05/2023

Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) surpreenderam analistas, reforçando as expectativas de um cenário mais positivo para o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre. O setor de varejo registrou alta de 0,8% em março em comparação a fevereiro, superando as previsões de uma retração de 0,8%. 

No acumulado do trimestre, o varejo teve crescimento de 2%, ficando 4,3% acima do nível pré-pandemia. O segmento de serviços também apresentou resultados positivos, com crescimento de 0,9% em março em relação a fevereiro. O setor industrial, por sua vez, cresceu 1,1% em março, após dois meses consecutivos de queda.

Esses resultados levaram instituições financeiras como Santander e Itaú a revisarem suas projeções para o PIB do primeiro trimestre. O Santander agora estima um crescimento de 1,1%, enquanto o Itaú prevê um avanço de 1,4%.

Apesar desses resultados animadores, analistas ainda preveem uma desaceleração da atividade econômica ao longo de 2023 devido aos juros elevados, restrições de crédito e ao desaquecimento da economia global.

Economistas destacam que as boas condições da safra de grãos e o mercado de trabalho ainda aquecido impulsionaram a atividade econômica no início do ano, mas ressaltam que o cenário continua desafiador, com juros altos e endividamento das famílias.

O resultado do PIB do primeiro trimestre será divulgado pelo IBGE em 1º de junho. A desaceleração da atividade econômica em 2023 já era prevista devido aos juros elevados e ao esforço para controlar a inflação.