Entidades conveniadas à Apex-Brasil participam de Workshop de Alinhamento Estratégico 2022

18/10/2021

A ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário participou no dia 05 de outubro da abertura do Workshop de Alinhamento Estratégico 2022 organizado pela Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos com entidades conveniadas. 

Realizado em São Paulo, capital, o workshop contou com a presença do presidente da agência, Augusto Pestana, que destacou a necessidade de união de todos e formação de parcerias para maximizar os setores. “É fundamental explorarmos, cada vez mais, nossas convergências”, afirmou ao reforçar a importância da presença do Brasil e dos produtos nacionais no mercado mundial, além da necessidade de evolução das ferramentas de gestão e execução dos convênios nesses novos tempos de pandemia.

O diretor de gestão corporativa da Apex-Brasil, Roberto Escoto, apresentou a transformação digital pela qual a agência passou. “A pandemia potencializou a importância da transformação digital em todas as empresas e, para nós, não foi diferente, até mesmo porque a agência precisa liderar certos movimentos”, pontuou antes de detalhar os processos que foram modernizados.

A importância das entidades como replicadoras das ações da Apex-Brasil foi exaltada pelo diretor de negócios da agência, Lucas Fiuza, que abordou ainda o poder da integração, exportação e investimentos, bem como a união entre o público e o privado. “O Brasil mudou, vivemos um ambiente de negócios totalmente diferente. Não somos mais o país do futuro, mas do presente.”

Ao apresentar o planejamento de inteligência da Apex-Brasil para 2022, o gerente de inteligência de mercado, Igor Celeste, reforçou a integração de todos na coordenação de esforços para compartilhar informação e conhecimento. “Essa união é fundamental porque nós temos desafios grandes. Nosso planejamento de inteligência abrange 15 países focais. Algumas dessas localidades contam com escritórios da Apex-Brasil e são hubs comerciais, mas o fato é que os projetos setoriais [como o Brazilian Furniture]têm grande importância no desenvolvimento dessa cadeia de valor produtiva”, detalhou.

Em seu pronunciamento, o Chefe de Gabinete da Secretaria de Comércio Exterior e Assuntos Econômicos do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim Penna, falou sobre a nova estrutura que dividiu os setores em áreas afins e reforçou as palavras do presidente Pestana sobre a necessidade da união “público e privado”. “Precisamos aumentar as exportações e aumentar o valor agregado dos produtos brasileiros”, frisou, completando a importância da utilização de inteligência comercial e integração com entidades locais ao se trabalhar com o mercado externo. “O mundo não conhece a matriz energética da cadeia produtiva do Brasil, que é a melhor entre as 20 principais economias”, pontuou.

Para a ABIMÓVEL, que esteve representada no evento, a parceria com a Apex-Brasil por meio do Projeto Brazilian Furniture e dos programas que fazem parte de seu escopo, fornece ao setor de móveis brasileiro diversas ações imprescindíveis para o desenvolvimento de nossa indústria, da sua inserção no mercado mundial e o fortalecimento do design integrado à indústria no mercado internacional. Tais como na participação em Feiras Internacionais, Missões Comerciais, Projetos Compradores, Vendedores e de Imagem; além de instrumentos de inteligência comercial que permitem com que o setor moveleiro se consolide em posição de ainda mais destaque na economia brasileira e no comércio exterior. Para a direção da Abimóvel: “É hora de elevarmos a régua! De termos critérios iguais entre os setores produtivos e projetos setoriais”. Nesse sentido, a entidade sente-se agradecida pela confiança, parceria e pelos resultados conquistados pelas indústrias do setor.

 

*Com informações da Apex-Brasil