Estoques da indústria voltam ao nível planejado

06/12/2021

Depois de um longo período de ajustes, com os indicadores abaixo do número planejado desde dezembro de 2019, mesmo antes da pandemia, os estoques de produtos finais finalmente atingiram o nível planejado pela indústria no último mês de outubro. 

 

 

Já a produção industrial manteve-se estável pelo segundo mês consecutivo. A utilização da capacidade instalada, porém, mostrou pequeno recuo, mas permanece acima do registrado em anos anteriores, excetuando-se o atípico ano de 2020. O emprego, por sua vez, continuou crescendo, mas em ritmo menos intenso que nos meses anteriores.

Os índices de expectativa de demanda, de quantidade exportada, de compras de matérias-primas e de número de empregados apresentaram diminuição no mês de novembro. Isso indica que o otimismo está menos disseminado entre os empresários, movimento comum para o período. 

Já a intenção de investimento aumentou em novembro, indicando maior propensão a investir. Indicando, assim, maior propensão a investir. Fator que traz esperanças e bons indicativos para o próximo ano.

*Com informações da CNI