ESTUDOS DE OPORTUNIDADES APEX-BRASIL - ESTADOS UNIDOS 2019

11/03/2019

O Estudo de Oportunidades Apex-Brasil para Móveis nos EUA com dados recentes, apresenta informações de desempenho econômico, características do mercado, números de comércio, produção e consumo, além de regulações e das principais oportunidades para as exportações brasileiras de móveis. Trata-se de uma ferramenta de inteligência comercial primordial para aquelas empresas que já exportam para os EUA e também para aquelas que tem interesse em inserir seus móveis no maior mercado consumidor do mundo.

Segundo o estudo, as importações de móveis americanas totalizaram US$45,7 bilhões em 2017, com quase 50% deste valor proveniente da China. Dos dez principais parceiros comercial dos Estados Unidos, cinco são fornecedores asiáticos que, juntos, são responsáveis por 65% de todos os móveis importados pelo país. México, Canadá, Itália, Alemanha e Polônia também figuram entre os dez principais fornecedores. Com um crescimento de 24,6%, o Brasil em 2017 conquistou a 16º posição no ranking de fornecedores mundiais dos Estados Unidos. Em 2018 o setor voltou a crescer novamente, desta vez 26,7%, atingindo US$ 218 milhões em vendas e colocando os EUA como o responsável por 30,4% das nossas vendas externas. Já no segmento de móveis de design, o Brasil detém a 8º posição, graças ao seus custos de mão de obra mais baixos em relação aos concorrentes europeus, variedade de matérias-primas e predominância de móveis de madeira.

O estudo indica que esses números podem aumentar ainda mais pois móveis foram incluídos na lista de mercadorias importadas da China sujeitas a tarifas punitivas pelo governo Trump. A sobretaxa começou com 10% no final de setembro de 2018 e espera-se que aumente para 25% ainda em 2019. Neste sentido, a ABIMÓVEL, entidade que representa a indústria de móveis, está atenta as negociações e desdobramentos pois esta é uma oportunidade única para o setor. Estrategicamente o Projeto Brazilian Furniture estará presente em uma das maiores feiras do setor naquele mercado: a Feira High Point (outubro/2019), além de estar organizando uma Missão Comercial paralela a feira.

O estudo trata ainda de Ambiente Competitivo, Distribuição e Preços, Oportunidades e Desafios.

Acesso o estudo para download em http://www.apexbrasil.com.br/inteligenciaMercado/EstudosDeOportunidadesDeMercados, selecionando Setor Casa e Construção Civil - Estados Unidos - 2019.

 

APOIO NA DIVULGAÇÃO

ABIMÓVEL E PROJETO BRAZILIAN FURNITURE