Falta e alto custo dos insumos continuam como principal problema da indústria

31/01/2022

A Sondagem Industrial, pesquisa da CNI – Confederação Nacional da Indústria, mostra que a falta ou o alto custo das matérias-primas continua em primeiro lugar no ranking dos principais problemas das indústrias no Brasil. Este problema é apontado por 60,6% dos industriais e ocupa o topo do ranking pelo sexto trimestre consecutivo. Foram entrevistadas 1837 empresas, sendo 769 de pequeno porte, 634 de médio porte e 434 de grande porte entre 3 e 14 de janeiro de 2022.

Para o gerente de Análise Industrial da CNI, Marcelo Azevedo, a falta de matéria-prima é um problema que parou de apresentar piora ao final de 2021, mas continua sendo uma questão grave. “A percepção dessa falta de matérias-primas é ainda muito generalizada”, avaliou.

A carga tributária, assinalada por 33,2% dos respondentes, ficou em segundo lugar entre os problemas enfrentados pelo empresário no quarto trimestre de 2021. A baixa demanda interna, com 23,1% das assinalações, é a terceira principal dificuldade. Esse problema aumentou na percepção do empresariado, subindo 3,7 pontos percentuais na comparação entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado.

 

( * ) Com informações da CNI.