Falta uma semana! Brazilian Furniture leva ‘brasilidade e sustentabilidade’ para os pavilhões do Salão do Móvel de Milão

11/04/2023

Há uma semana do maior evento do setor moveleiro no mundo, empresas e profissionais brasileiros tomam fôlego para subirem ao palco do Salone del Mobile.Milano, que ocorre entre os dias 18 e 23 de abril de 2023, em Milão, na Itália. Além das indústrias brasileiras que estarão expondo no evento com o apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), em espaços pensados para exaltar o DNA brasileiro, a programação do Projeto Setorial Brazilian Furniture por lá conta ainda com uma ação especialmente dedicada ao design integrado à indústria nacional.

 

Relembre as marcas brasileiras que serão destaque no Salone del Mobile.Milano 2023:

 

Além dos carros-chefe dessas grandes marcas, portanto, outras dezenas de peças desenvolvidas colaborativamente por 22 designers e  21  fabricantes de móveis conectados por meio do Design Brasil + Indústria, programa que faz parte do escopo do Brazilian Furniture, também estarão expostas no iSaloni. Tendo o design como um ferramenta estratégica para o incremento da competitividade da indústria brasileira de móveis no mercado interno e externo, a ação foca na integração entre criatividade e tecnologia, destacando a originalidade de formas, cores, estilos, técnicas, comunicação, sustentabilidade e matérias-primas tipicamente brasileiras.

As peças serão expostas no Pavilhão 24_F05 do Rho Fiera, onde ocorre a feira. Para Cândida Cervieri, diretora-executiva da ABIMÓVEL, levar o resultado desse trabalho de integração entre o design e a indústria de móveis nacional para os pavilhões do iSaloni, junto às mais importantes marcas de móveis do planeta, é uma oportunidade única e um passo importante no projeto contínuo de consolidação de imagem e posicionamento da indústria brasileira de móveis no mercado global. 

“O design brasileiro já é reconhecido mundialmente pela sua originalidade, ousadia e diversidade. Fatores que queremos explorar e enfatizar por meio do Design Brasil + Indústria, tornando a indústria de móveis nacional ainda mais competitiva a nível global. A exposição dessas peças no iSaloni é, portanto, uma chance ímpar para que nossos produtos sejam vistos e apreciados por um público qualificado, comprador  e provindo das mais diversas regiões do globo”, fala Cândida. “Estamos confiantes de que a exposição dos produtos brasileiros irá impressionar os visitantes do iSaloni e abrir novas oportunidades de negócios para as nossas empresas.”

 

Conheça as indústrias e os designers que terão suas peças em exposição no 61º iSaloni, por meio do Design Brasil + Indústria:

 

Brasilidade como conceito

Para receber e exaltar todo esse trabalho, a curadoria das ações do Projeto Brazilian Furniture no iSaloni 2023 ficou a cargo de Liana Tessler, responsável pelo escritório de arquitetura e interiores que leva seu nome, e conhecida por seu trabalho em instalações com caráter lúdico e experimental, explorando questões relacionadas à percepção do espaço, à relação entre corpo e objeto, à natureza e ao meio ambiente. Conceito que ela e sua equipe, em sinergia com a ABIMÓVEL, a ApexBrasil, empresas participantes e instituições parceiras, levam também para Milão neste ano.

Com o objetivo de aumentar a visibilidade do design brasileiro, o tema da brasilidade reforça o compromisso com a sustentabilidade e escolhas conscientes de matérias-primas, principalmente nacionais. “Optamos por uma arquitetura ortogonal, limpa e marcante, com diferentes alturas que criam volumes diferenciados, bem como trazem movimento e ritmo ao espaço, que é composto por cordas, imagens que evidenciam a flora tropical do país, além de iluminação projetada para destacar os móveis e o ambiente. Dessa forma, mostrando o potencial plural do design brasileiro de maneira lúdica, ao criar um cenário que convida a explorar formas, materiais e a questionar a estética e a funcionalidade dos objetos”, explica Liana.

 

Mal podemos esperar para ver toda essa brasilidade exposta em Milão!

 

Não quer perder nada sobre a participação brasileira no iSaloni 2023?

Continue nos acompanhando pelas redes sociais (@abimovel) ou faça uma visita aos nossos espaços na feira.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com