IBC-Br aponta crescimento maior do que o esperado da atividade econômica em julho

16/09/2022

Imagem: Freepik

Indicador do Banco Central (BC) visto como um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB) apontou um crescimento de 1,17% da atividade econômica em julho sobre o mês anterior, bem acima do esperado pelo mercado.

O dado, divulgado na quinta-feira (15), vem após o PIB ter surpreendido no segundo trimestre com crescimento acima do projetado, mesmo com a inflação alta corroendo o poder de compra.

Analistas projetavam uma alta de 0,30% do IBC-BR (Índice de Atividade Econômica do Banco Central) de julho, na comparação mensal com dados dessazonalizados, segundo pesquisa da Reuters.

Em relação a julho do ano anterior, o IBC-Br registrou avanço de 3,87% e, em 12 meses, acumulou alta de 2,09%, de acordo com números observados.

Observa-se, porém, que o setor de serviços têm impulsionado este crescimento. Com o comércio, contudo, sendo apontado como o “patinho feio”, com retração de 0,8%, pior desempenho para o mês em quatro anos. 

O desempenho segue tendência geral verificada no primeiro semestre, quando o PIB também foi sustentado pelo setor de serviços, que ganhou força com a abertura econômica pós pandemia. Atividade que tem recebido fôlego de medidas adotadas pelo governo para aquecer a economia no ano eleitoral, que incluíram a antecipação do 13º para aposentados, liberação de recursos do FGTS e, mais recentemente, desonerações dos setores de combustíveis e energia e aumento do valor do Auxílio Emergencial.

 

*Com informações da Folha de São Paulo.