Indústria tem queda na produção e no emprego em abril, aponta CNI

24/05/2023

A produção e o emprego na indústria brasileira registraram queda em abril deste ano, de acordo com a Sondagem Industrial divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). O índice de evolução da produção ficou em 42,6 pontos, abaixo da linha de corte de 50 pontos, indicando retração na produção. O índice foi 2,2 pontos inferior à média para meses de abril.

O índice de evolução do número de empregados, por sua vez, ficou em 48 pontos, 1,5 ponto menor em relação a março. Esse indicador permanece abaixo da linha de corte desde outubro de 2022, mostrando que o emprego na indústria não tem crescido de forma generalizada nos últimos seis meses.

Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, avalia que os resultados da Sondagem Industrial de abril revelam um desaquecimento da indústria. Ele destaca o aumento dos estoques pelo terceiro mês consecutivo e a queda na utilização da capacidade instalada. “Os  dados de emprego e produção indicam uma tendência preocupante na indústria, que tem perdido fôlego, especialmente devido às dificuldades impostas pelos altos juros”, diz ele.

Além disso, a intenção de investimento na indústria também apresentou queda, atingindo 52,9 pontos, uma redução de 0,7 ponto em relação ao período anterior. O indicador alcançou seu menor patamar desde agosto de 2020, indicando uma suspensão das decisões de investimento por parte dos empresários do setor.

Os índices de expectativas também recuaram em maio de 2023, segundo a pesquisa. Dessa forma, os dados da Sondagem Industrial indicam um cenário desafiador para a indústria brasileira, com queda na produção, emprego e intenção de investimento, além de um recuo no otimismo dos empresários em relação às expectativas futuras. Esses resultados refletem as dificuldades enfrentadas pelo setor diante do atual contexto econômico.

Leia mais clicando aqui.