INSPIRAMAIS: HÁ 10 ANOS FORTALECENDO A INDÚSTRIA DA MODA BRASILEIRA NO MUNDO

27/05/2019

Mais que um salão de design e inovação, o Inspiramais propõe, em quase 10 anos, uma nova aposta a respeito de todos os processos de criação para a moda brasileira. Desde novos olhares e inspirações, pautada em nossa brasilidade e lifestyle, até a finalização do produto final, sua comercialização e encaminhamento para as vitrines de dentro e fora do Brasil.

Neste período, os principais fabricantes, criadores e pensadores de moda brasileira já puderam utilizar desta fonte, que reúne toda a cadeia criativa da moda, empenhada pela inovação de novos processos de produção, sustentabilidade, responsabilidade social, ambiental e pesquisas. “Oferecemos com um ano de antecedência, o lançamento de novos materiais, com a ideia de fomentar uma indústria cada vez mais inovadora, sustentável e com o olho no futuro”, reforça Ilse Guimarães – superintendente da Assintecal.
“Vários fatores levaram à idealização e realização do Inspiramais: facilitar a logística de mostrar materiais de moda contemporânea a cada estação em um único local, incentivar a criação de novos materiais com um palco diferenciado e com agregação de conteúdo, integrar toda a cadeia para que sejam compartilhadas informações e favorecer a cooperação entre as empresas, são os motivos mais tangíveis que fizeram e ainda fazem o Inspiramais acontecer”, comenta Ilse Guimarães. Mais do que isso, Ilse completa: “Entretanto havia também um sonho maior: ter um salão nacional que fosse um referencial interno e externo no lançamento de materiais para a moda, já que esse setor é um dos maiores na economia nacional e ocupa lugar importante no cenário mundial”.

O resultado: pelo Inspiramais já foram apresentados mais de oito mil novos materiais para o mercado de confecção, calçados, bolsas e acessórios: tecidos, aviamentos, sintéticos, couros, componentes e outros itens para toda a cadeia da moda. Nos últimos anos, o Salão recebeu, por edição, uma média 150 expositores e mais de seis mil visitantes, com missões nacionais e internacionais. Por meio de rodadas de negócios, o projeto já gerou a exportação de nosso principal tesouro – componentes de moda – para os principais mercados internacionais.

Nos corredores, designers, compradores, estilistas e as principais grifes do varejo nacional e internacional circulam pelo evento, que é o momento no qual a indústria entra em contato com as matérias-primas e inovações, que logo mais estarão nas lojas de todo o Brasil.
“O Inspiramais tem a marca da criatividade. É, portanto, o ponto de partida para que designers, compradores e diretores iniciem suas coleções e onde possam encontrar toda a excelência do couro brasileiro em um único lugar, com fornecedores de todo o país, dos mais diversos tipos de peles. Trata-se de um evento imperdível para toda a cadeia da moda do Brasil.” José Fernando Bello - Presidente Executivo do CICB

Os projetos, sempre pautados por pesquisas e consultorias in loco, dentro de empresas, ou mesmo viagens a lugares e diferentes culturas de dentro do Brasil, trazem informações frescas e prontas para serem utilizadas por mestres de criações, que mais tarde, podem estar nas vitrines espalhadas pelo mundo.

 

Unificando a linguagem da moda
Para Walter Rodrigues, designer, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, é possível contabilizar a influência positiva do Inspiramais no setor de moda brasileira. “Em primeiro lugar, o projeto estabeleceu um padrão de lançamentos, onde a cada seis meses novos materiais são apresentados, facilitando o trabalho de designers e empresários na criação de suas coleções. O Inspiramais também é uma plataforma de lançamentos inovadores, de tecnologia, de conteúdo e, claro, de inspiração. Hoje, o Salão é uma referência quando se fala em negócios e tecnologia em toda a América Latina. No seu inicio, em 2009, reafirmamos a importância da identidade dos produtos, fortalecendo o DNA das empresas, para então fortalecer a competitividade. Nos últimos anos, estamos cientes da mudança nos padrões de tecnologia e sustentabilidade e esse tem sido o nosso discurso. O Inspiramais sempre está à frente do seu tempo”.


Projetos
Além de expositores e Projetos compradores com empresas internacionais e nacionais, todo o trabalho de pesquisa e mostras de inovação, design e sustentabilidade estão atrelados a inúmeros projetos junto ao mercado da moda. Projeto Imagem, Inovamais, Rodadas da Inovação, Palestras, Feito no Brasil, + Estampa, Preview do Couro e Referências Brasileiras são alguns dos projetos especiais que integram o Salão e que,  edição após edição, propõe um novo olhar e roupagem para quem visita o evento.


Realização
Com promoção de importantes instituições do setor, Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), entre outras parcerias, o Inspiramais tem a missão de fixar um novo DNA na moda brasileira, que é também consumida em diferentes países.

“O Salão Inspiramais tem se destacado como um evento de muito conteúdo e informação para o mercado como um todo. Sua origem se deu na parte calçadista e acessórios, mas recentemente houve um entendimento que seria interessante ampliarmos o escopo de produtos ofertados incluindo os tecidos e produtos têxteis, como fios malhas, etc. Nós achamos que tem tudo a ver porque as marcas possuem suas linhas de roupas e acessórios e, portanto, esse evento pode crescer e evoluir através de uma participação mais intensa dos produtores têxteis mostrando seus produtos. A Abit, que é apoiadora e participante do Inspiramais, acredita muito nessa perspectiva de termos um salão incorporando, não só toda a parte voltada para a indústria calçadista, como também para a indústria confeccionista e varejista.” Fernando Pimentel – Presidente da Abit

 

Promoção 

Inspiramais é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Tem patrocínio da Cipatex, Altero, Bertex, York, Advance Têxtil, SappiDinaco, Wolfstore, Caimi&Liason, Brisa, Intexco, Tecnoblu, Cofrag, Colorgraf, Endutex, Componarte, Branyl, Suntex, Sultextil e Aunde Brasil e conta com o apoio da ABEST, ABIACAV, Abicalçados, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), In-Mod, ABVTEX, Ápice, Abimóvel e Guia JeansWearbyStyle WF e Francal.

 

Próxima edição:

Data: 4 e 5 de Junho

Local: Centro de Eventos Pro Magno Av. Profa Ida Kolb, 51
Casa Verde São Paulo | SP

Inscrições: www.inspiramais.com.br