INSPIRAMAIS REFORÇA APOSTA NA INOVAÇÃO E SE TRANSFORMA EM PLATAFORMA DE NEGÓCIO DIGITAL

08/12/2020

Marketplace e maior duração estão entre as novidades da segunda edição online do maior programa de design, inovação e sustentabilidade de materiais para a moda mundial

Da versão digital de um evento físico para o início de uma nova experiência criada a partir do conceito de marketplace. Essa é a proposta de evolução do Inspiramais — únicoprograma de design, inovação e sustentabilidade de materiais para moda mundial. A próxima edição ocorrerá nos dias 26 e 27 de janeiro.

Criado há uma década, o Inspiramais passou por uma grande transformação em 2020, em razão da pandemia. Após 20 edições presenciais, sendo realizado em São Paulo/SP nas últimas vezes, migrou totalmente para o ambiente virtual em agosto. A experiência foi bem-sucedida: contou com mais de 50 mil acessos, participantes de 48 países, cerca de 3 mil reuniões de negócio, 1,5 mil horas de conferências virtuais.

“O primeiro Inspiramais digital foi um projeto muito inovador. Ouvimos as empresas, reorganizamos as ferramentas e fizemos a proposta de uma mudança de conceito. Agora, está deixando de ser somente um evento para ser uma plataforma de negócio digital”, explica Ricardo Almeida, key account director da BriviaDez, responsável pela execução do projeto, que congrega espaço para expositores, rodadas de negócio e palestras.

 

Novidades para o mercado

Outra novidade estará na maior duração do salão, que ampliará de dois dias para mais de um mês, com os estandes ficando disponíveis para visualização e geração de oportunidades. Haverá dois dias de lançamento de produtos emlivesdas empresas expositoras. As palestras, por sua vez, darão espaço para palestras-âncora, elevando o tempo de acesso aos conteúdos. A cada semana haverá palestras com as principais marcas de confecção.

Além disso, as empresas não serão mais expositoras, passando a ter seu próprio showroom de marca e podendo promover seus próprios painéis, que fazem parte da programação oficial. Dessa forma, terão mais liberdade para realizar a programação em seus espaços.

Os expositores vão poder mostrar seus produtos por meio de vídeos e fotos, agendar reuniões online (por e-mail, chat, Whatsapp, Google Meet) e concretizar negócios. Haverá, ainda, um ambiente virtual para solicitação de cotações. A experiência será mais fluida e interativa. E, assim como na primeira edição digital, os expositores receberão capacitação para extrair todas as possibilidades da plataforma.

Segundo Ricardo Almeida, após a pandemia, a tendência é de que haja uma participação cada vez maior do digital na realização de eventos. "Os limites geográficos foram expandidos, elevando a participação de expositores e visitantes. Não tem necessidade de deslocamento físico e reduz os custos, otimizando todo o processo”, sublinha.

 

Perspectiva dos setores

 "A primeira edição nos surpreendeu pelo resultado. Além disso, foi um teste valioso, que nos rendeu váriosfeedbackspara melhorias. Foi com base nesse aprendizado que decidimos evoluir e preparar uma segunda etapa digital, que será muito mais completa em termos de experiência", destaca a superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimarães.

Na avaliação do presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Fernando Valente Pimentel, o Inspiramais tem grande relevância para o segmento de moda, incluindo têxteis, confecções, calçados e acessórios. “É um momento ímpar de lançamento das melhores propostas e sugestões para que as empresas desenvolvam seus produtos e serviços para atender de forma adequada, sustentável, tecnologicamente avançada o mercado e seus clientes”.

Para o presidente executivo do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, o evento se firmou como referência. "Temos um grupo muito coeso e afinado para trazer a melhor experiência na realização de um evento do gênero. O Inspiramais é um salão muito consolidado no calendário brasileiro da moda e do design, aguardado pelo setor de couros e de todos os materiais, e que novamente será o marco referencial para o desenvolvimento de coleções”.

 “O Inspiramais hoje é referência na integração produtiva e setorial, na conjugação de esforços, na construção coletiva e na geração de negócios. Isso nos orgulha, pois não é uma tarefa fácil. Exige um olhar além de cada cadeia produtiva e comprova que a sinergia e a conexão entre setores e indústrias é possível”, afirma a diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), Cândida Cervieri.

 

Tema "Antídoto"

A próxima edição do Inspiramais terá como tema "Antídoto", inspirado pela mudança abrupta do cotidiano causada pela pandemia. A escolha é resultado de um olhar apurado sobre os reflexos do distanciamento social: novos pontos de vista, mais interação com ferramentas virtuais, contemplação da natureza, conforto e busca por caminhos para sair deste momento que paralisou o mundo.

Um extenso levantamento, realizado pelo Núcleo de Pesquisa do evento, resultou em uma série de referências inspiracionais, além da cartela de cores para a temporada 2022_I. São elementos que servirão de inspiração para os segmentos de calçados e acessórios, confecção, moveleiro e de bijuterias, que buscam moda com inovação para suas coleções. Os conceitos Naturar e Cotidiano amarram as referências ligadas ao tema.

 

Inspiramais

O programa é uma referência para o mercado por reunir informações que unificam a linguagem e uma metodologia para toda a cadeia produtiva da moda em um único espaço. O Inspiramais conta com a promoção da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), através do projeto By Brasil, Components, Machinery and Chemicals e apoio das principais entidades setoriais do país e parceiros, como Abest, Abiacav, Abicalçados, In-Mod, IBGM, Instituto By Brasil (IBB), ABVTEX, Francal, Ápice, Guia Jeans Wear, Abrafati e Trans Rubber.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Assintecal - Critério