Instalada a Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho

09/05/2023

A Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho foi instalada na última quinta-feira (04) no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa. A Frente será presidida pelo deputado Guilherme Pasin (PP). 

Em sua fala, Pasin afirmou que o Rio Grande do Sul é o segundo maior polo moveleiro do país. O setor emprega diretamente cerca de 40 mil pessoas no estado, é responsável por quase 2% do PIB gaúcho e, no ano de 2021, movimentou R$ 12 bilhões. Segundo o deputado, devido à capacidade fabril dos empreendedores, o estado tem polos moveleiros consolidados na Serra, Vale do Sinos e Lagoa Vermelha. Além disso, segue desenvolvendo o setor em outras regiões, como Santa Rosa.

Pasin destacou que o objetivo da Frente Parlamentar é ser um ponto de encontro entre os interesses privados e públicos, desenvolvendo o trabalho de forma conjunta com os governos estadual e federal. Além disso, a Frente pretende garantir a competitividade do produto gaúcho equiparando a tributação com os demais estados do país, bem como diminuir a burocracia para conseguir as licenças ambientais. 

O deputado reforçou o compromisso da Frente Parlamentar em defender aqueles que querem empreender, transformar a economia, gerar riqueza e desenvolver o estado do Rio Grande do Sul. “Torço pela atuação conjunta entre os deputados que fazem parte da Frente para que sejamos os receptores dos anseios e, junto com cada um de vocês, os propositores de soluções”, concluiu.

Euclides Longhi, presidente do Movergs, reforçou a importância da indústria moveleira para a economia do estado: “Em 2022, as 2.409 empresas de móveis do Rio Grande do Sul tiveram faturamento de R$ 11.5 bilhões. Exportaram mais de 254 milhões de dólares para 112 países, levando nossos mobiliários para todos os continentes do planeta”, enfatizou. Ele continua: “Atualmente, o setor conta com 36.761 postos de trabalho ocupados, gerando emprego e renda para famílias em diferentes regiões do estado.”

Pontos também ressaltados por Maristela Cusin Longhi, vice-presidente da Fiergs e presidente do Conselho da ABIMÓVEL, que representou a entidade na ocasião. Maristela destacou a importância da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Moveleiro Gaúcho como uma iniciativa fundamental para a valorização da indústria moveleira no estado e no país, elencando a ação como “uma oportunidade para que os setores público e privado trabalhem juntos em prol do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul, com efeito de transbordamento em cadeia por todo território nacional”. 

Também estiveram presentes no ato Derly Fialho, secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Econômico; o deputado Adolfo Brito (PP); Flávia Colossi Frey, secretária-adjunta de Estado Chefe da Casa Civil; Celso Bernardi, deputado emérito e presidente do Progressistas do Rio Grande Sul, e os deputados Joel Wilhelm (PP), Carlos Búrigo (MDB), Professor Claudio Branchieri (Podemos), Delegado Zucco (Republicanos), Issur Koch (PP) e Marcus Vinícius (PP).

O presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, parabeniza o estado e todos os envolvidos em tamanha conquista,  que, segundo ele, “é um exemplo de força, união e determinação, que reflete no fortalecimento de todo o setor nacional”. Ele salienta que a união entre os diferentes atores do setor é essencial para enfrentar os desafios e oportunidades do mercado global.

Saiba mais clicando aqui.