Lei da UE contra venda de produtos de desmatamento: móveis estão na lista

24/04/2023

Imagem: Freepik

O Parlamento Europeu aprovou na última quarta-feira (19) a norma que proíbe a venda no continente de produtos oriundos de desmatamento.

A lei barra a comercialização no bloco de qualquer cultura que esteja ligada ao corte de florestas – ilegal ou não – após 2020.

Há uma lista de produtos primários na lei, que inclui, entre outros, a madeira e o gado, bem como seus derivados, como o mobiliário e o couro. 

Dessa forma, após um período de transição, que está previsto para acabar em agosto de 2024, as empresas europeias terão que garantir com um documento auditado que o produto importado não vem de terras que foram desmatadas.

 

Alguns pontos importantes: 

  • A palavra não basta. Os fornecedores precisarão fazer o rastreio de sua cadeia de fornecimento e prestar informações como coordenadas de localização para que a UE cheque a procedência dos produtos.

  • Os países serão classificados como baixo, médio ou alto risco de desmatamento, o que determinará o nível de fiscalização dos produtos desses países.

  • A empresa europeia que não cumprir com a lei poderá pagar uma multa de 4% de seu faturamento anual.

 

Nesse sentido, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) volta a reforçar a necessidade de adequação e certificação de matérias-primas e processos produtivos na indústria brasileira de móveis. Lembrando que a sustentabilidade é, de fato, uma das maiores marcas de nosso setor, que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, seguindo seu Guia de Sustentabilidade. 

Além disso, cerca de 98% das empresas exportadoras ligadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture têm algum tipo de certificação ambiental, comprovando nossa preocupação e atuação com o tema, que inclui, além do reflorestamento, questões como economia circular, logística reversa e responsabilidade social, que também permeiam as ações de nossas indústrias.

Com o uso de madeira certificada, de gestão ou de manejo sustentável já sendo uma obrigatoriedade para exportação de móveis de origem madeireira. Assim como o não-uso de substâncias não restritas, como é o caso de metais pesados. Fatores que tem exigido que as empresas adequem seus processos produtivos e o uso de matérias-primas de acordo com esses novos padrões de mercado.

A partir da credibilidade que essa postura responsável garante à produção industrial brasileira, então, a ABIMÓVEL e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) desenvolveram o Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário, o SIMB, no âmbito do Projeto Brazilian Furniture. 

O programa teve início em 2018, com o principal objetivo de promover a adoção de práticas sustentáveis na cadeia moveleira brasileira com adesão aos padrões internacionais. Aumentando, assim, a competitividade do móvel brasileiro no mercado interno e externo, construindo um ecossistema constituído de uma Norma Voluntária de Sustentabilidade, a NVS, em construção, que é uma iniciativa pioneira no setor moveleiro em âmbito mundial. 

A norma envolve indicadores das dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e de governança. Estando alinhada com as principais tendências mundiais, como: ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), GRI (Global Reporting Initiative), ESG (Environmental and Social corporate Governance), GEE (Gás de Efeito Estufa), ITC (International Trade Center), e outros. 

Além disso, por meio do SIMB, as empresas associadas têm acesso a estudos e diagnósticos do setor e práticas sustentáveis, orientações para aplicar boas práticas, acompanhamento e ferramentas aplicáveis, além de iniciativas de apoio e fomento que visam aproximar os elos da cadeia produtiva.

 

Sustentabilidade na indústria brasileira de móveis

Com mais de 20 mil espécies de madeiras nativas, a madeira tropical brasileira é, sem dúvida, a grande protagonista da indústria e do design nacional, com suas qualidades físicas e visuais incomparáveis, que se destacam na alta decoração. 

Mas também é importante ressaltar o uso industrial de madeira proveniente de reflorestamento e manejo sustentável, como Pinus e Eucalipto, que são usados como material renovável e reciclável, além de biodegradável. 

A indústria de base florestal brasileira, aliás, desponta como uma das luzes para iluminar o caminho de uma economia mais verde. Um setor que, segundo dados da Indústria Brasileira de Árvores, o IBÁ, planta 1 milhão de árvores produtivas todos os dias. Destinando 9,55 milhões de hectares para cultivos industriais e outros 6 milhões de hectares para conservação. Juntas, estas áreas têm potencial de estoque de 4,5 milhões de toneladas de CO² equivalente.

Além da matérias-primas naturais, a indústria brasileira de móveis também se apoia na tecnologia que permite recriar por meio de superfícies especiais diversos recursos materiais e únicos, como as madeiras nativas, texturas e elementos naturais como de rochas e minerais, além de couros e tramas, bem como uma variedade de cores e padrões orgânicos que impulsionam nossa brasilidade. 

As práticas responsáveis também são tratadas com seriedade pelas empresas de móveis no Brasil, com a reutilização de resíduos sólidos, o uso de tintas e solventes à base d’água, polímeros biodegradáveis, a reciclagem de embalagens etc.

Entenda mais sobre “Sustentabilidade como Fator de Competitividade na Indústria Moveleira” no Webinar promovido pela ABIMÓVEL e a ApexBrasil, por meio do SIMB, clicando aqui.

 

Projeto Setorial Brazilian Furniture

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

Atualmente, o Brazilian Furniture conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Comerciais Internacionais, Projetos Comprador, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com