Melhora da economia em agosto eleva confiança dos setores industriais

22/08/2022

Em agosto de 2022, a confiança avançou em quase todos os setores industriais (26 de 29 setores), em todas as cinco regiões do Brasil e em todos os portes de indústrias (pequenas, médias e grandes empresas). A confiança avançou na indústria da construção e na indústria de transformação, recuando apenas na indústria extrativa.

Um fator determinante para a alta da confiança dos setores industriais em agosto foi a melhor avaliação das condições correntes da economia brasileira. Todas as segmentações da indústria perceberam melhora das condições atuais da economia brasileira em agosto.

 

ICEI por setores industriais

Houve avanço da confiança em 26 de 29 setores industriais. Os maiores avanços da confiança aconteceram nos setores: Couro e artefatos de couro (+7,1 pontos), Biocombustíveis (+4,6 pontos) e Produtos de metal (+4,2 pontos).

Todos os setores industriais registraram melhora na avaliação das condições atuais da economia brasileira e 20 setores fizeram uma transição de uma percepção de piora da economia brasileira, em julho, para uma percepção de melhora da economia, em agosto.

Em apenas três setores houve queda da confiança entre julho e agosto de 2022: Manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos (-2,5 pontos), Produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal (-1,8 ponto) e Máquinas e equipamentos (-0,3 ponto).

 

 

*Com informações da CNI.