MP 1.147: apoio à inovação e digitalização pelo BNDES ganha impulso com aprovação na Câmara

09/05/2023

A Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória (MP) 1.147/23, que permitirá ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) oferecer empréstimos a taxas mais baixas para projetos de inovação e digitalização no país. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) vê essa aprovação como um passo significativo para a agenda de modernização e digitalização das empresas brasileiras.

Com a MP, os empréstimos do BNDES terão juros baseados na Taxa Referencial (TR) em vez da Taxa de Longo Prazo (TLP). Isso reduzirá o custo de captação do BNDES e possibilitará o apoio a atividades inovadoras e de digitalização com taxas mais competitivas.

A medida ainda precisa ser votada pelo Senado, mas já sinaliza uma mudança importante na abordagem do financiamento à inovação no Brasil. A CNI, a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e outras entidades setoriais defendem a rápida apreciação e aprovação da MP pelo Senado, destacando a necessidade de colocar a inovação no centro da agenda de desenvolvimento nacional para impulsionar a criação de empregos e o crescimento econômico.

“Em um cenário de avanço tecnológico global, essa decisão pode representar um estímulo significativo para a indústria brasileira e, consequentemente, o setor moveleiro nacional. Incentivando a inovação e a modernização em setores-chave da economia”, acrescenta o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz.

Saiba mais clicando aqui.