Novo acordo Mercosul – União Europeia: impacto nas exportações de móveis

06/06/2023

Embora a indústria brasileira de móveis já exporte para a França, Espanha, Portugal, Reino Unido e outros países da região, a União Europeia é o mercado que mais impõe restrições ao mobiliário brasileiro (medidas tarifárias e não tarifárias). Com o novo Acordo do Mercosul com a UE, porém, espera-se que barreiras tarifárias e não tarifárias diminuam, o que significaria um avanço para a indústria e os produtos brasileiros. Ao menos por parte do Brasil, a proposta é de zerar qualquer tipo de obstáculo. 

Estudos internos e avaliações de especialistas do setor indicam que haveria um crescimento imediato de, no mínimo, 20% nas exportações de móveis para o bloco. “O que é um volume bastante expressivo para o primeiro ano de vigência do acordo”, pontua a diretora-executiva da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), Cândida Cervieri. Ela completa: “Acreditamos que o governo deva prosseguir nas negociações, pois haveria ganho de competitividade para uma indústria reconhecida por seus parques industriais, com tecnologia e inovação de ponta, produtos com design, que observa desde a sua origem à gestão sustentável e matérias-primas genuinamente brasileiras”.

Nesse sentido, a ABIMÓVEL e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), parceiras na organização do Projeto Setorial Brazilian Furniture de incremento às exportações no setor moveleiro, voltam a reforçar a necessidade de adequação e certificação de matérias-primas e processos produtivos na indústria brasileira de móveis, considerando também a nova lei contra o desmatamento aprovada pela União Europeia, que impacta diretamente nas exportações do setor. 

Lembrando que a sustentabilidade é, de fato, uma das maiores marcas de nosso setor, que faz parte do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, seguindo seu Guia de Sustentabilidade. Com o uso de madeira certificada, de gestão ou de manejo sustentável já sendo uma obrigatoriedade para exportação de móveis de origem madeireira. Assim como o não-uso de substâncias não restritas, como é o caso de metais pesados. Fatores que tem exigido que as empresas adequem seus processos produtivos e o uso de matérias-primas de acordo com esses novos padrões de mercado.

A partir da credibilidade que essa postura responsável garante à produção industrial brasileira, então, a ABIMÓVEL e a ApexBrasil convidam também as empresas do setor a conhecerem e se tornarem parte do Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário, o SIMB, no âmbito do Projeto Brazilian Furniture. 

Para conhecer mais sobre a ação e como participar, entre em contato: projetos@abimovel.com