NR-12: atenção fabricantes de móveis!

10/04/2023

Se você utiliza serra circular estacionária em seu ambiente de trabalho, confira estas informações importantes sobre segurança:

  • A serra circular é uma máquina fixa usada para corte de peças planas de madeira ou materiais similares.

  • Deve ter coifa protetora, cutelo divisor, sistema de exaustão, proteções fixas e móveis, aterramento elétrico, proteções intertravadas, sinalização e leiaute adequado.

  • É preciso elaborar procedimentos de operação baseados nos riscos identificados, além de um checklist para trabalho seguro e parâmetros de inspeção do disco de corte.

  • Também é necessário capacitação para operar a máquina e o manual deve estar em português.

 

Lembre-se: é fundamental garantir a segurança em seu ambiente de trabalho. Mantenha sempre as proteções em dia e siga as recomendações de segurança!

 

As informações fazem parte da “Cartilha de Segurança em Máquinas para Trabalhar Madeira – Requisitos de proteção para máquinas com alimentação ou acionamentos manuais”, primeira de uma série de materiais educativos sobre o tema, a cartilha foi desenvolvida pela FIESP (Federação da Indústria do Estado de São Paulo) em parceria com a ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), SENAI-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado de São Paulo), SESI-SP (Serviço Social da Indústria do Estado de São Paulo) e sindicatos moveleiros associados, em comum acordo com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado de São Paulo – Seção de Segurança e Saúde no Trabalho, a SRTb/SP.

Acesse a cartilha em nosso site clicando aqui.