Percepção negativa da economia impacta confiança da indústria em abril, mostra CNI

24/04/2023

Imagem: IStock

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu 1,1 ponto, de 49,9 pontos para 48,8 pontos, entre março e abril deste ano. A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que, com a queda, o indicador fica ainda mais distante da linha divisória de 50 pontos, marca que indica que os empresários da indústria demonstram falta de confiança mais intensa e disseminada. Foram entrevistados 1.548 empresários, entre 3 e 11 de abril.

Na avaliação da economista da CNI Cláudia Perdigão, o resultado espelha o pessimismo dos empresários sobre as condições atuais, que caiu para o pior nível de todo o período pós-pandemia. “A indústria está em compasso de espera, com queda da demanda, provocada pela alta dos juros e o alto grau de inadimplência e de endividamento das famílias”, explica Cláudia.

Segundo ela, ainda que se espere o início da queda da taxa básica de juros no segundo semestre, a Selic vai cumprir um papel restritivo adicional sobre o ritmo de produção industrial durante todo o ano. Esse fato resultará em menor flexibilidade do ambiente de crédito e em maior dificuldade em se obter financiamentos, tanto para as empresas quanto para as pessoas físicas. 

Confira a íntegra clicando aqui.