Principais polos moveleiros do país receberão roadshow da ApexBrasil

09/08/2013

 

Iniciativa busca, entre outros objetivos, aumentar a competitividade da cadeia produtiva brasileira com foco nos mercados interno e externo

 

O polo moveleiro de Chapecó recebeu em junho a primeira do roadshow “Inovação e Competitividade para a Indústria de Mobiliário”, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).


Com duração de um dia, ele tem entre seus objetivos divulgar aos empresários da cadeia de mobiliário os projetos, programas, linhas de financiamento, produtos e serviços das instituições que integram o Conselho de Competitividade de Móveis. Outra meta é identificar as demandas e as dificuldades desses empresários para subsidiar a estruturação de políticas de estímulo ao crescimento do setor.


“No Conselho de Competitividade de Móveis se percebeu que muitos dos empresários do setor desconheciam os instrumentos públicos e privados de apoio à indústria. O Roadshow busca preencher essa lacuna”, disse o diretor de Negócios da Apex-Brasil, Rogério Bellini, que coordena o Conselho. Formado por representantes de 26 entidades dos setores público e privado, o Conselho de Competitividade visa estruturar programas conjuntos para ampliar a competitividade do setor do mobiliário nos mercados interno e externo.


Integram a grade de palestrantes do roadshow executivos da Apex-Brasil e representantes da Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC), do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do SENAI e do SEBRAE.
A programação inclui ainda a apresentação detalhada de dois projetos de promoção comercial desenvolvidos em parceria com a Apex-Brasil: o Orchestra Brasil, focado na exportação de componentes para a indústria de móveis, e o Brazilian Furniture, na comercialização de móveis brasileiros no exterior.


Até novembro, o roadshow “Inovação e Competitividade para a Indústria de Mobiliário” percorrerá as cidades de Mirassol (São Paulo), São Bento do Sul (Santa Catarina), Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), Ubá (Minas Gerais) e Linhares (Espírito Santo).