Produção e emprego na indústria crescem em julho, aponta CNI

19/08/2022

A produção, o emprego e a utilização do parque industrial tiveram resultados positivos para a indústria brasileira em julho, na comparação com o mês anterior, de acordo com a Sondagem Industrial, pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O índice de evolução da produção registrou 51,8 pontos em julho de 2022, resultado acima da linha divisória dos 50 pontos, o que representa aumento da produção em relação ao mês anterior. Foram ouvidas 1.857 empresas entre 1º e 9 de agosto de 2022.

“Tipicamente há um aumento da produção entre junho e julho. No entanto, o indicador ficou acima da média para o mês, que é de 51,2 pontos. Assim, observamos uma melhora no ritmo de crescimento da produção industrial”, explica o gerente de Análise Econômica, Marcelo Azevedo.

O índice de evolução do número de empregados foi 51,2 pontos em julho. O dado mostra alta do emprego industrial pelo terceiro mês consecutivo e aumento do ritmo de crescimento do emprego em relação a junho. E a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) registrou o maior valor para 2022 até o momento, e supera o percentual médio dos meses de julho desde o início da série histórica, em 2011. 

Os estoques seguem ajustados e no nível planejado. Com relação às expectativas dos empresários industriais, todos os índices de expectativas de agosto de 2022 revelam otimismo. E a intenção de investimento da indústria subiu em agosto.

 

Confira o estudo clicando aqui.

 

*Com informações da CNI.